
Viralizou na rede um vídeo feito por um aluno indignado, mostrando água de infiltração esguinchando para todo lado, na Escola Estadual Bonifácio Sachetti, na quinta (7), durante temporal, que caiu em Ouro Branco, distrito de Itiquira (a 361 km de Cuiabá).
Reprodução do vídeo
A diretora da Lucinéia de Jesus Teixeira confirma que o problema existe, embora a estrutura da escola seja relativamente nova, de 2007, quando a unidade foi fundada, e forte, não havendo risco de desabamento.
Porém, há anos, a comunidade escolar convive com este problema na calha do telhado. Quando chove, a água entra pela sala dos professores e de lá transborda no corredor, alagando parte do prédio.
A diretora assegura que as salas de aula não são afetadas e, por isso, a cada chuva, apesar dos transtornos, não tem sido necessário liberar os alunos.
Ela destaca que há uma verba emergencial prevista na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no valor de R$ 64 mil, que daria para consertar o telhado. Porém a burocracia é grande e trava a liberação. A escola precisa de 3 orçamentos de engenharia. Enquanto essa parte não avança, a diretora diz ter pedido ajuda à Prefeitura de Itiquira, que fez uma vistoria no prédio, afastando, a princípio possível, desmoronamento. Professores também fazem consertos provisórios.
Depois que a infiltração for resolvida, ainda vai ter um outro problema para resolver: a parte elétrica, danificada, pela infiltração. Estudam na escola 450 alunos, de manhã, à tarde e à noite. Somente duas escolas atendem à região rural.
Outro lado
Sobre esta questão, a Seduc emitiu a seguinte nota.
“Em relação à Escola Estadual Bonifácio Sachetti, localizada no município de Itiquira, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que vai encaminhar, nesta terça (9) ), uma equipe de engenheiros para fazer um levantamento e relatório da situação na unidade escolar.
Para resolver a situação do telhado de forma emergencial, a Seduc orientou a direção da escola a solicitar, via sistema SigEduca, verba emergencial no valor de até R$ 64 mil.”
Veja o vídeo