DestaqueMato Grosso
Tendência

Aluno filma água de chuva esguinchando pra todo lado em escola de MT – veja vídeo

Viralizou na rede um vídeo feito por um aluno indignado, mostrando água de infiltração esguinchando para todo lado, na Escola Estadual Bonifácio Sachetti, na quinta (7), durante temporal, que caiu em Ouro Branco, distrito de Itiquira (a 361 km de Cuiabá).

Reprodução do vídeo

escola estadual sachetti

A diretora da Lucinéia de Jesus Teixeira confirma que o problema existe, embora a estrutura da escola seja relativamente nova, de 2007, quando a unidade foi fundada, e forte, não havendo risco de desabamento.

Porém, há anos, a comunidade escolar convive com este problema na calha do telhado. Quando chove, a água entra pela sala dos professores e de lá transborda no corredor, alagando parte do prédio.

A diretora assegura que as salas de aula não são afetadas e, por isso, a cada chuva, apesar dos transtornos, não tem sido necessário liberar os alunos.

Ela destaca que há uma verba emergencial prevista na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no valor de R$ 64 mil, que daria para consertar o telhado. Porém a burocracia é grande e trava a liberação. A escola precisa de 3 orçamentos de engenharia. Enquanto essa parte não avança, a diretora diz ter pedido ajuda à Prefeitura de Itiquira, que fez uma vistoria no prédio, afastando, a princípio possível, desmoronamento. Professores também fazem consertos provisórios.

Depois que a infiltração for resolvida, ainda vai ter um outro problema para resolver: a parte elétrica, danificada, pela infiltração.  Estudam na escola 450 alunos, de manhã, à tarde e à noite. Somente duas escolas atendem à região rural.

Outro lado

Sobre esta questão, a Seduc emitiu a seguinte nota.

“Em relação à Escola Estadual Bonifácio Sachetti, localizada no município de Itiquira, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que vai encaminhar, nesta terça (9) ), uma equipe de engenheiros para fazer um levantamento e relatório da situação na unidade escolar.
Para resolver a situação do telhado de forma emergencial, a Seduc orientou a direção da escola a solicitar, via sistema SigEduca, verba emergencial no valor de até R$ 64 mil.”

Veja o vídeo

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios