DestaqueNotícias

APREENSÃO da CNH por DÍVIDA? Inadimplente vai perder CNH automaticamente?

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu autorizar que pessoas com dívidas em atraso percam a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o passaporte, mas não permitiu que seja de forma automática.

De acordo com o portal Exame, especialistas explicam que para chegar ao bloqueio efetivo da CNH e passaporte, é preciso um processo judicial que já cobre a dívida, na fase de execução, quando não há mais possibilidade a respeito do débito.

Segundo o professor de processo civil do Mackenzie, Luiz Dellore, a decisão do STF é constitucional, um artigo de lei que já existe no país desde 2015.

Muitos advogados já pediam o bloqueio de CNH e passaporte, mas diversos juízes resistiam em aplicar essa possibilidade, exatamente por essa discussão de constitucionalidade do artigo 139, IV do Código de Processo Civil”, comentou.

Com a decisão do STF, seguramente esses pedidos vão proliferar.”

DECISÃO DO STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou na sexta-feira (10) que é constitucional o dispositivo do Código de Processo Civil (CPC) que permite que o juiz ordene ‘medidas coercitivas’ se julgar necessárias no caso de cidadãos inadimplentes.

A suspensão e restrições vão ser efetuadas através do cumprimento de ordem judicial.

O ministro Luiz Fux afirma que a medida é válida, caso não passe dos direitos fundamentais.

De acordo com o CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), o número de inadimplentes aumentou no país no mês de janeiro, chegando a 65,19 milhões de pessoas.

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios