Desmatamento IlegalDestaqueMato GrossoRibeirão Cascalheira

Araguaiana, Cocalinho, Ribeirão Cascalheira e Novo Santo Antônio está entre os 10 municípios que concentram 42% do desmatamento em MT

Foram desmatados 803 km², entre 2020 e 2021; Estado é o 5º lugar na destruição do bioma

Dez municípios de Mato Grosso concentraram 42% do desmatamento do Cerrado entre agosto de 2020 a julho de 2021. É o que diz nota técnica elaborada pelo Instituto Centro de Vida (ICV), que visa elucidar as particularidades do desflorestamento do bioma.

Os municípios se concentram principalmente nas regiões Centro-Sul e Nordeste do estado.

Ao todo, foram desmatados 803 km² durante o período, o que fez com que Mato Grosso ocupasse o 5º lugar entre os estados que mais destruíram o Cerrado.

A nota foi elaborada com base em mapeamentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Documento também demonstrou que o desmatamento total do bioma chega aos 8,5 mil km², o que equivale a quase seis vezes a cidade de São Paulo.

“A destruição do Cerrado no estado continua associada a práticas ilegais. Do total mapeado em 2021, apenas 16% foi realizado em áreas com autorizações para desmate ou para supressão de vegetação válidas emitidas pelo órgão ambiental estadual”, diz trecho
do documento.

O município com a maior área de Cerrado desmatada em Mato Grosso foi Cocalinho (a 780 km de Cuiabá), com 59 km² de novas áreas abertas. Em seguida aparecem, pela ordem, os municípios de Ribeirão Castanheira, Rosário Oeste, Paranatinga, São Félix do Araguaia, Novo Santo Antônio, Nova Xavantina, Campos de Júlio, Araguaiana e Nossa Senhora do Livramento.

A análise demonstrou que a maior parte do desmatamento, cerca de 580 km² de áreas degradadas, ocorreu em imóveis rurais inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR), seguido pelos assentamentos, com 101,4 km², e áreas não cadastradas, com 100,1 km².

“Cerca de 70% de toda a área de Cerrado destruída ilegalmente em imóveis rurais cadastrados se concentrou em apenas 300 imóveis, o que representa menos de 1% do total de imóveis no Cerrado mato-grossense”.

 

 

 

 

TERRITÓRIOS INDÍGENAS –

Desmatamento em terras indígenas no Cerrado mato-grossense mais que dobrou durante o período analisado, se comparado ao ano anterior. Enquanto no ano anterior 8 km² foram desmatados, número chegou aos 17 km² atualmente.

Área mais afetada foi a terra indígena Sangradouro/Volta Grande, habitada pelas etnias Bororo e Xavante.

Terra está localizada entre os municípios de Poxoréu e General Carneiro.

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios