DestaqueNotícias

“Barbie”: classificação indicativa confirma que filme não é recomendado para o público infantil

Apesar de contar a história da boneca mais adorada pelas crianças, o filme 'Barbie' não possui a classificação livre; entenda o motivo.

Uma das maiores estreias do ano, “Barbie” chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 20 de julho. A produção, no entanto, não se trata de um longa-metragem infantil. Conforme já revelado pela sinopse, a história se passa na “Barbieland”, o mundo mágico das Barbies, e uma das bonecas acaba indo para o mundo real e descobrindo algumas verdades sobre sua realidade.

Trama complexa e temas existenciais. Segundo a People, críticos afirmam que “Barbie” inclui temas que podem ser mais familiares para os adultos do que para as crianças, intercalados com piadas que agradam a todos. Entre eles, estão o patriarcado e o papel de gêneros na sociedade. Como já revelou um trailer do filme, a personagem Margot Robbie pergunta: “Vocês já pensaram em morrer?”

A frase é dita enquanto Barbie parece estar dançando alegremente, e esse é apenas um exemplo da combinação de reflexões existenciais envolta na estética colorida que a produção traz. Quando a Barbie e o Ken saem da “Barbieland” e entram no mundo real, o filme explora o contraste entre a fantasia  e a realidade da sociedade moderna. Barbie, inclusive, dá um tapa em um homem por ter tocado seu bumbum. “É sobre como as mulheres são tratadas e vistas no mundo – em um grau às vezes surpreendente”, afirmou uma fonte à People.

No filme, Barbie e Ken sabem que não possuem genitálias. De maneira bem-humorada, inclusive, um personagem faz referência direta a cada uma de suas partes íntimas ausentes. Além dos tópicos adultos, o filme também traz uma linguagem mais madura em alguns momentos. Ainda segundo o site norte-americano, palavras como “put*” e “porcaria” aparecem no longa, assim como “filho da put*”, que é bipado para trazer um efeito cômico.

Greta Gerwig, diretora da produção, disse à People: “Inventamos coisas como bonecos para explicar a nós mesmos o que significa ser humano? Parte de mim se perguntou se havia uma maneira de permitir que a boneca também tivesse essa humanidade.” Já o ator Simu Liu, uma das várias estrelas do filme, falou em entrevista à Vanity Fair que “Barbie” é “realmente sobre encontrar você”. “Você não precisa ser loira, branca ou X, Y, Z para encarnar o que significa ser uma Barbie ou um Ken”, revelou.

Qual é a classificação etária de Barbie?

Nos Estados Unidos, o filme é recomendado para maiores de 12 anos, por conter “referências e breves linguagens sugestivas”.

No Brasil, a classificação indicativa também foi confirmada em 12 anos. Aqui, a classificação indicativa de uma obra é definida pelo Ministério da Justiça.

Fonte: R7 com UOL

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios