Chevrolet Camaro e Ford Mustang ganharam (ainda) mais fama após se tornarem, respectivamente, mocinhos e vilões alienígenas na franquia Transformers. Mas faltava o robô mais importante dos Autobots, o Optimus Prime, “interpretado” por um Peterbilt em diferentes versões. Bem, agora o Brasil não tem só um, mas dez unidades do caminhão mais famoso dos cinemas.
As unidades do Peterbilt 389 foram importadas de maneira independente por um grupo de empresários de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O lote dos caminhões chegou nesta semana ao porto de Paranaguá (PR), e as fotos da chegada nada discreta rapidamente caíram nas redes sociais.
Os dez caminhões serão enviados a diferentes colecionadores no sul e sudeste do Brasil — Foto: Divulgação
Caminhões norte-americano são raros no Brasil, por culpa da legislação. As regras no país limitam o comprimento máximo dos veículos e consideram o tamanho completo da composição, somando cavalo mecânico e carreta. Com isso, quanto maior o cavalo mecânico, menos espaço para levar carga.
Os caminhões vieram em navios “Ro-Ro”, comuns para o transporte de veículos — Foto: Divulgação
Por esse motivo todos os caminhões pesados modernos à venda por aqui são do tipo “cara-chata”, com o motor posicionado exatamente abaixo da cabine. O último “bicudo”, como o 389, foi o Mercedes Atron, que saiu de linha em 2020.
O comprimento total do cavalo mecânico pode superar os sete metros — Foto: Divulgação
Há poucos detalhes sobre a comercialização dos Peterbilt, mas a importação não foi barata. Nos Estados Unidos modelos similares custam quase R$ 1 milhão pelo câmbio atual, sem considerar impostos. Apenas com a alíquota de 35% mais os custos alfandegários estima-se que cada unidade dos caminhões tenha se aproximado da cifra de R$ 1,5 milhão.
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