
A Vigilância Sanitária e o CTA/SAE de Querência intensificou a campanha Julho Amarelo pelas ruas de Querência, com objetivo de conscientizar a população sobre a luta contra as hepatites virais.
De acordo com a Vigilância Sanitária : “No Brasil, Julho Amarelo foi instituída pela Lei N ° 13.802/2019 e é celebrada no dia 28 de julho dia oficial da campanha e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença.”
As hepatites podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais precários de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos;pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos, como: cortantes, etc..
A melhor forma de se proteger é a prevenção. A população pode procurar o posto de saúde do seu bairro ou o posto do CTA, basta levar o cartão de vacina, CPF/identidade e cartão do SUS. O horário é das 7h30 as 11h30 e 13h30 às 17h30.
Caso o paciente não tenha cartão de vacina ou cartão do SUS, pode levar CPF e RG.
Para os meses seguintes os interessados também podem procurar as unidades de saúde e posteriormente fazer o teste gratuitamente.
Por: Querência News/ Neryan da Hora
Informações: Joedna Oliveira Pereira, Coordenadora Vigilância Sanitária.