O mês de maio começou neste sábado e a previsão do tempo indica que o Brasil viverá mais um mês de pouca chuva. Segundo a meteorologista da Somar, Desirée Brandt, há a possibilidade de chover em parte do Paraná, que enfrenta seca nas lavouras do milho, mas a quantidade será insuficiente para o solo.
“Por causa do bloqueio atmosférico que se formará na semana que vem, a chuva vai se concentrar no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na cidade de Chopinzinho (PR), por exemplo, já são 3 dias sem chuva relevante e, nos próximos dias, a expectativa é de algo bem fraco.
Segundo a meteorologia, a chuva deve aparecer na segunda quinzena de maio. “A expectativa para até o dia 5 de maio é de chuva volumosa apenas no Norte. Chove 30 milímetros no litoral do Nordeste, cinco milímetros no leste de São Paulo e metade sul do Paraná. No norte de Goiás são esperados até 15 milímetros, assim como no leste de Minas Gerais.
No norte de Mato Grosso, 30 milímetros devem cair nesses cinco dias. No restante da região Centro-Oeste, a previsão é de tempo seco.
A primeira quinzena de maio terá chuva abaixo da média em toda a região Sul, oeste de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sul de Mato Grosso. Também haverá essa condição no norte da Bahia e em todos os estados do Nordeste.
A expectativa é de temperatura acima da média em quase todo o Brasil.
Domingo, 02/05/21
Sul
A chance de chuva é maior na metade oeste do Paraná e de Santa Catarina. No entanto, essa chuva não trará grandes acumulados e ocorrerá de maneira muito isolada. As demais regiões tem um dia de sol entre poucas nuvens e temperaturas em elevação. Tempo seco e umidade baixa no oeste do Rio Grande do Sul.
Sudeste
No domingo as temperaturas já ficam um pouco mais elevadas pelo Sudeste, tanto no amanhecer quanto no período da tarde. Grande parte da região segue com tempo firme e umidade baixa. A chuva fraca e isolada, se ocorrer, atinge apenas o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e também no extremo oeste de São Paulo.
Na virada do mês tem chuva prevista para a região Sul do Brasil, mas é pouco provável que a frente fria alcance o Sudeste, devido a formação de um bloqueio atmosférico.
Centro-Oeste
Início de maio o tempo firme prevalece no centro e sul da região, com frio predominante ao amanhecer e anoitecer e tardes quentes, representando uma típica condição de outono, quando a amplitude térmica diária é elevada. A umidade relativa do ar diminui entre Goiás e Mato Grosso do Sul, favorável ao aumento de queimadas.
Nordeste
O tempo instável continua na maior parte do Nordeste, mas especialmente em áreas costeiras. Em Sergipe e Alagoas os volumes diminuem, mas no norte do Maranhão ainda há chance para acumulados significativos. Tempo firme no oeste da Bahia e de Pernambuco, sul do Ceará, do Piauí e do Maranhão.
Norte
Próximos dias com chuvas concentradas mais ao norte da região, devido a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Logo, no Amazonas e Roraima chove de forma mais volumosa e expressiva, ainda atingindo ambas as capitais. A partir de domingo volta a chover no Acre e em Rondônia, ainda de maneira isolada.
Canal Rural,com Somar Meteorologia.