DestaqueSaúde

Como minimizar os efeitos da TPM

Dicas alimentares podem melhorar a qualidade de vida da mulher nestes dias

Quem é casado entende bem de tensão pré-menstrual (TPM). Ansiedade, mau-humor, alterações na concentração e uma vontade avassaladora de comer doces.

Nem todas as mulheres são assim, mas acredite, 60% delas são. E a boa notícia é que uma alimentação direcionada pode ser uma das melhores estratégias para combater os efeitos desagradáveis do período. Aves, nozes e sementes, peixes e até banana podem ajudar na qualidade de vida.

Nutricionistas recomendam que as mulheres promovam a ingestão de alimentos ricos em magnésio. Alimentos como figo, aveia, beterraba, alcachofra, quiabo, abacate e banana são fonte deste nutriente, e são recomendados, especialmente, dias antes e durante o período menstrual.  Além disso, é importante incluir na dieta alimentos como salmão, azeite de oliva, nozes, castanha e linhaça para melhorar a circulação e reduzir o inchaço.

Vegetais também podem controlar o temperamento e a ansiedade da mulher, principalmente, os verdes escuros que são ricos em cálcio e ajudam a aliviar cólicas. Já o consumo de arroz integral, feijão, ervilha, aveia, trigo, soja pode amenizar a irritabilidade durante o período, enquanto a soja e seus derivados aumentam a disposição e reduz a fadiga.

O que evitar

Café e seus derivados são um dos primeiros que devem ser excluídos nesta fase. Reduzir o sal da comida e o excesso de doces e de álcool também é uma boa saída. O ideal é procurar fazer refeições mais frequentes, com menor quantidade de alimentos. Neste período, e até como rotina mesmo, dê preferência para frutas, vegetais, grãos e alimentos diuréticos como a melancia, aspargos, salsa, agrião e morango.

Atividade física

Os exercícios físicos fazem bem para o corpo e a mente, e segundo ginecologistas essas atividades liberam endorfinas que provocam sensação de prazer, relaxam o corpo, ajudam no funcionamento do intestino e reduzem o edema característico do período. Mas lembre-se, o ideal é praticar exercícios moderados. Atividades intensas podem agravar os sintomas da TPM.

Caminhada, trote, ciclismo, natação e hidroginástica, por pelo menos 30 minutos, quatro vezes por semana já é suficiente. Experimente, não é só o marido que vai sentir as mudanças e ser poupado da mudança de humor, você vai estar melhor consigo mesma. E quem sabe não é uma boa hora para uma mudança de hábito. Só depende de você!

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios