Clima TempoDestaqueMato Grosso

Confira a previsão do tempo para segunda e terça-feira em todo Brasil

Segundo a meteorologia, há previsão de chuvas em quase todas as regiões, mas elas se dividem com o tempo seco e calor, típico do verão

Na segunda-feira o tempo fica firme em grande parte da região Sul do Brasil, e há previsão de chuva isolada na faixa nordeste e leste de Santa Catarina. Por outro lado, as rajadas de vento variam de moderada à forte intensidade no leste do Rio Grande do Sul.

Na terça-feira, os temporais retornam nos 3 estados da região Sul do país. No oeste gaúcho a chuva já começa pela manhã, mas é a partir da tarde que as chuvas intensas ocorrem. Os maiores acumulados de chuva ocorrem no sul e norte do Rio Grande do Sul, no centro e norte do Paraná e no leste de Santa Catarina.

SUDESTE

Na segunda-feira, a chuva mais intensa se concentra entre os estados do Espírito Santo, centro-leste de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os acumulados nessas áreas são elevados, e há mais riscos para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. No estado de São Paulo, de uma maneira geral, assim como no sul e triângulo mineiro, há previsão de pancadas de chuva de maneira isolada, que ocorrem mais à tarde, com riscos de raios e rajadas de vento.

Na terça, tem previsão de pancadas de chuva mais uma vez por toda a região Sudeste. Com os acumulados ainda elevados previstos em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, mas com valores menores se comparados com os dias anteriores. As chuvas ocorrem na forma de temporais entre os períodos da tarde e da noite. Nas demais áreas, as chuvas são mais isoladas.

CENTRO-OESTE

Na segunda-feira, um corredor de umidade segue pelo Centro-Oeste do Brasil, e combinado às áreas de instabilidade em diferentes níveis da atmosfera, favorecem a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva pelos três estados. Atenção para acumulados mais elevados e risco de chuva intensa especialmente entre Goiás e Mato Grosso, com potencial para alagamentos.

Nesta terça-feira tem previsão de mais temporais pelo Centro-Oeste. Boa parte da chuva ocorre à tarde, com rajadas de vento e raios, além de potencial para granizo. Os maiores volumes de chuva ocorrem pelo sul de Mato Grosso e de Goiás, e também na maior parte de Mato Grosso do Sul, aliás, nesse estado os temporais já ocorrem pela manhã, mais nas faixas oeste e central do Mato Grosso do Sul, e se espalham a partir da tarde.

NORDESTE

Na segunda-feira, áreas de instabilidade se formam pelo Nordeste do país, associadas ao calor, a alta umidade e a borda do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), trazendo pancadas fortes de chuva no Maranhão, no Piauí, em grande parte do Ceará, Rio Grande do Norte, e leste da Paraíba e de Pernambuco. Essas chuvas vêm com raios e rajadas de vento, e os acumulados mais elevados ocorrem no norte do Maranhão. Atenção que o oeste e o sul da Bahia também tem temporais previstos, que ocorrem mais à tarde no sul e ao longo do dia no oeste do estado. Tempo firme do centro ao norte da Bahia até o centro da Paraíba, passando por Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Na terça-feira a chuva ganha força e é mais volumosa no Maranhão, com riscos para alagamentos. As pancadas de chuva ocorrem também por boa parte do Piauí, passando pelo Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, o leste de Pernambuco e o leste de Alagoas. Só que nessas áreas, elas são de maneira isolada e passageira, e mais à tarde. Já do oeste ao sul da Bahia também chove, na forma de pancadas isoladas, com raios e rajadas de vento, mais no período da tarde, mas sem grandes acumulados. Tempo firme somente do centro ao norte da Bahia, no sul do Piauí, em Sergipe e no oeste de Pernambuco.

NORTE

Na segunda-feira, destaque para a chuva forte entre o Amapá e norte do Pará. Chove de maneira expressiva também em Manaus e no sul do Amazonas, e em todo o estado de Rondônia. Nas demais áreas da região, a chuva ocorre na forma de temporais isolados no período da tarde.

Terça-feira, com as chuvas mais intensas ocorrendo entre o leste do Pará e o norte de Tocantins, com acumulados elevados e riscos de temporais, com rajadas de vento e eventuais quedas de granizo. No norte do Pará como no Amapá, as chuvas são intensas. Nas demais áreas do Norte do país, as pancadas de chuva acontecem no decorrer do dia, com intensidade maior à tarde, na forma de temporais isolados, com raios e rajadas de vento.

Canal Rural

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios