Dois indígenas do Xingu foram confirmados com Covid-19. A informação consta em Nota Informativa do Dsei Xingu divulgado neste sábado (06/06). Além das duas confirmações, outros dois indígenas estão com suspeita de coronavírus.
Conforme maiores informações, que constam na Nota do dia anterior, o cacique da aldeia Sapezal e seu filho foram levados na madrugada do dia (05/06) para Querência-MT, devido a um quadro de falta de ar. No Hospital Municipal de Querência, receberam oxigênio e fizeram exames de pulmão, que constataram pneumonia em ambos. Em seguida, foram transferidos para o Hospital Regional Paulo Alemão, em Água Boa-MT. Conforme Nota, ambos estavam bem, más até aquele momento não havia confirmação de se tratar de Covd-19, o que foi atestado no dia seguinte.
Ainda conforme a Nota do dia 05, neste domingo (07/06), três profissionais de saúde do Dsei Xingu iriam até a aldeia Sapezal, Kurumin, Tanguro, Tangurinho e Paranatu, para examinar todos que estejam com sintomas e realizar testes. Por fim, o Distrito Sanitário Especial Indígena pede que todos fiquem em suas aldeias, pois a movimentação pode espalhar o vírus e causar grande mortandade. Os profissionais de saúde, antes de entrar no Xingu, ficam em quarentena, justamente para evitar o risco de contaminação.
O Pioneiro