DestaqueMato GrossoSaúde

Covid-19 já está no Xingu – Cacique e filho são diagnosticados com coronavírus

O cacique da aldeia Sapezal e seu filho foram levados na madrugada do dia 05/06 para Querência-MT,depois transferidos para Água Boa

Dois indígenas do Xingu foram confirmados com Covid-19. A informação consta em Nota Informativa do Dsei Xingu divulgado neste sábado (06/06). Além das duas confirmações, outros dois indígenas estão com suspeita de coronavírus.

Conforme maiores informações, que constam na Nota do dia anterior, o cacique da aldeia Sapezal e seu filho foram levados na madrugada do dia (05/06) para Querência-MT, devido a um quadro de falta de ar. No Hospital Municipal de Querência, receberam oxigênio e fizeram exames de pulmão, que constataram pneumonia em ambos. Em seguida, foram transferidos para o Hospital Regional Paulo Alemão, em Água Boa-MT. Conforme Nota, ambos estavam bem, más até aquele momento não havia confirmação de se tratar de Covd-19, o que foi atestado no dia seguinte.

Ainda conforme a Nota do dia 05, neste domingo (07/06), três profissionais de saúde do Dsei Xingu iriam até a aldeia Sapezal, Kurumin, Tanguro, Tangurinho e Paranatu, para examinar todos que estejam com sintomas e realizar testes. Por fim, o Distrito Sanitário Especial Indígena pede que todos fiquem em suas aldeias, pois a movimentação pode espalhar o vírus e causar grande mortandade. Os profissionais de saúde, antes de entrar no Xingu, ficam em quarentena, justamente para evitar o risco de contaminação.

O Pioneiro

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios