AbusoDestaqueEstupro de vulnerávelMato GrossoPolícia

Cresce o número de crimes sexuais envolvendo menores em Mato Grosso

Em caso de abuso sexual de menor de idade, a recomendação é que a polícia seja acionada imediatamente pelo telefone 190 ou 197

Entre janeiro e junho de 2022, foram registrados 670 casos de estupro de vulnerável em Mato Grosso. O dado é da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT). Se comparado com o mesmo período do ano passado, esse número representa um aumento de 15%.

Além disso, foram registrados 131 casos de importunação sexual, quando alguém pratica ato libidinoso contra uma terceira pessoa sem a sua anuência. É um aumento de 64% se comparado com o primeiro semestre de 2021, quando foram registrados 80 casos.

Segundo a delegada Jannira Laranjeira Siqueira Campos, coordenadora do Plantão de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual de Cuiabá, estupro de vulnerável é a conjunção carnal ou qualquer ato libidinoso com menores de 14 anos, com ou sem consentimento; também abrange as pessoas que, por enfermidade ou deficiência mental, não possuem o discernimento necessário para a prática do ato, bem como, por qualquer outra razão, não possa oferecer resistência.

Por sua vez, a lei caracteriza como crime de importunação sexual a realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem seu consentimento, como toques inapropriados ou beijos “roubados”, por exemplo.

A delegada explica que na maioria dos casos, os abusadores são pessoas próximas à família. “Portanto, se a criança mudar de comportamento e se negar a se aproximar dessa pessoa/abusador não a obrigue aproximação e desconfie, redobre os cuidados e os atos das pessoas enviadas. Além disso, observe a regressão da criança na fala, no convívio social, na demonstração de desejo em ir a certo lugar. Isolamento, choro, mudança na forma de se vestir”, alerta a delegada.

Uma vez descoberto o crime, a melhor maneira de garantir a integridade do menor abusado é registrar boletim de ocorrência e submeter a vítima a exame de corpo de delito, além de levá-la a uma unidade de saúde para tomar os coquetéis profiláticos.

Em caso de abuso sexual de menor de idade, a recomendação é que a polícia seja acionada imediatamente pelo telefone 197. O denunciante não será identificado e a investigação independe da vontade da vítima ou de seus responsáveis.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios