Um novo decreto assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro suspende agendamentos, atendimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas, em Cuiabá, por uma semana. A medida passa a valer nesta segunda-feira (15/03/21) e segue até o próximo domingo (21/03/21).
Em nota, o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) se manifestou contra o decreto e afirmou que entrará em contato com o município para que reveja a decisão no âmbito administrativo e, sendo necessário, acionará a Justiça para que o funcionamento dos serviços médicos e estabelecimentos assistenciais de saúde possam ser permitidos.
De acordo com a prefeitura, a suspensão não alcança procedimentos eletivos considerados essenciais, a qual a interrupção possa causar prejuízo relevante à saúde ou aumento da morbimortalidade do paciente.
Serão mantidos os atendimentos eletivos essenciais das seguintes áreas:
As medidas, conforme o documento, são emergenciais e temporárias de prevenção ao contágio da Covid-19.
De acordo com o painel epidemiológico da capital, até neste último sábado (13/03/21), Cuiabá registrava 58.735 casos de coronavírus e 1.685 óbitos de residentes na cidade pela doença.
Além da suspensão dos serviços eletivos, o toque de recolher e restrições para funcionamentos de casas de shows, eventos e boates, devido ao novo aumento de casos ocorridos desde o início de 2020, continuam valendo.
G1 MT