DestaqueNotíciasPolítica

Deputado Max Russi abraça defesa da pessoa idosa

Ele quer ampliar rede de proteção à pessoa idosa e já executa três ações parlamentares.

Com objetivo de expandir a frente de atuação social em defesa da população idosa, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), apresentou na sessão dessa quarta-feira (18/05/22), requerimento para criação da Câmara Setorial Temática do Idoso. O objetivo do grupo é articular com membros dos poderes constituídos formas de amparar melhor a pessoa idosa e debater políticas públicas direcionadas à terceira idade. “Entendo que é o momento de atuar de forma mais abrangente o assistencialismo ao idoso. Pretendo chamar autoridades públicas, membros da OAB, Defensoria e Ministério Público, governo do estado e demais poderes; e sociedade civil organizada para traçar um cenário e soluções tantos em políticas públicas como em alterações legislativas”.

A necessidade de ampliar a rede de proteção à pessoa idosa foi assunto abordado em reunião realizada entre o deputado e autoridades da Polícia Judiciária Civil, presidente da Comissão do Direito do Idoso, advogado Isandir Oliveira de Rezende e desembargador do Tribunal de Justiça, Orlando Perri. “Sobre a política pública social voltada à pessoa idosa, a consideração primordial que devemos pontuar é em relação ao quantitativo de pessoas atingindo a fase idosa. Precisamos de medidas para sanar problemas imediatos, mas com foco em longo prazo”, ponderou o advogado Rezende.

Uma das problemáticas apresentada ao deputado foi a ausência de infraestrutura e quadro de pessoal insuficiente da Delegacia do Idoso, anexa à Delegacia da Mulher. Atualmente no Estado, existem 730 inquéritos abertos e 120 termos circunstados de ocorrência (quando há investigação ‘in loco’). “A taxa de crimes contra pessoas idosas é crescente e ao que consta, a delegacia possui apenas um delegado, seis investigadores e um escrivão, para atender cerca de 20 ocorrências diárias”, informou Russi.

Neste contexto, o deputado também apresentou em Plenário indicação para realocar a sede da Delegacia do Idoso. A unidade da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da PJC está mudando de unidade e para o deputado Max Russi, o local seria o ideal para realocar a Delegacia do Idoso de Cuiabá, que atende também a zona rural, o município de Acorizal e o Distrito da Guia.

Para Russi, além do atendimento policial, é preciso humanizar a assistência ao idoso e oferecer dignidade às pessoas que tanto já trabalharam e contribuíram para o Estado. “Ou seja, é imprescindível uma rede de proteção mais ampla, com psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais”, pontuou o deputado.

Segundo a Polícia Judiciária Civil, mesmo com a Lei n° 11.692/2022 que proíbe instituições financeiras de emprestar e oferecer dinheiro a idosos via telemarketing, alguns ainda são vítimas de fraudes e estelionatários, além dos recorrentes casos de maus tratos. Assim, a terceira linha de atuação do primeiro-secretário da ALMT, foi a indicação ao TJMT da necessidade de criação uma Vara Especializada do Idoso. “Faz-se necessário um juiz com a sensibilidade e especialização voltada aos problemas que acometem os idosos”.

Dados compilados pela Vigilância Socioassistencial de Mato Grosso, por meio do Cadastro Único e do Relatório Mensal Anual do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em 2020, no Cadastro Único havia um total de 183.481 idosos cadastrados em todo o Estado.

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios