Três drones, com capacidade para 10 litros cada e entre 15 a 20 voos, são utilizados pela Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá para a desinfecção de aproximadamente 40 condomínios da capital, como forma de prevenir a propagação do novo coronavírus.
As ações serão realizadas de segunda-feira a sábado. A previsão é que os drones sejam usados na operação pelo período de 90 dias.
A primeira ação de pulverização área está sendo realizada nesta segunda-feira (4).
De acordo com a prefeitura, Cuiabá é a capital brasileira com o menor número de mortes por Covid-19 e a intenção é manter a cidade fora de um destaque negativo.
Três pessoas morreram de Covid-19 no município até agora.
O uso de drones nas ações de desinfecção começou em março, mas agora foi ampliado. O serviço foi colocado em prática por meio do uso de seis borrifadores costais e, posteriormente, ganhou o reforço de dois caminhões-pipa.
Em pouco mais de 30 dias de operação, 377 ações de desinfecção já foram realizadas.
A iniciativa atende praças, parques, vias, canteiros e unidades de saúde. O cronograma é montado com base em relatórios técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, abrangendo os locais apontados com maior incidência do vírus.
Os drones são parecidos com os utilizados no ramo da agricultura, porém adaptados para essa ação de desinfecção na zona urbana.
É usado nesse trabalho cloreto benzalcônio. Os equipamentos serão manuseados por pessoas especializadas.
G1 MT