DestaqueMato GrossoPolíticaQuerência

Em meio a coronavirus prefeito de Querência lança edital para jogos do Xingu a custo de R$ 1,7 milhão

Em meio à pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Querência (distante 945 km de Cuiabá) publicou no dia 1º deste mês um edital de licitação, na modalidade pregão eletrônico, para contratação de empresa especializada em realização de eventos esportivos para atender as demandas operacionais da Terceira Edição dos Jogos do Xingu, ao custo de R$ 1,7 milhão.

Conforme a justificativa para a contratação, descrita em documento disponível no site da prefeitura, a terceira edição do evento reunirá cerca de 1.650 atletas indígenas de 30 etnias/aldeias. Em 2019, a segunda edição reuniu mais de 600 atletas indígenas de 15 etnias.
A principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para este período de pandemia e evitar aglomeração de pessoas, pois são nestas circunstâncias que o novo coronavírus se propaga com mais facilidade.

 


Prefeito Fernando Gorgen

De acordo com o prefeito Fernando Görgen, as despesas decorrentes dos serviços contratados serão custeadas por um convênio com o Ministério da Cidadania. Ao GD, Görgen disse que o evento, previsto para ser realizado em maio, deve ser adiado por conta da pandemia, mas não soube informar quando essa decisão será oficializada.

Nesta segunda-feira (6), a Prefeitura de Querência publicou o decreto, o nº 2.107, que impõe situação de emergência em todo o território do município e, apesar de permitir o funcionamento do comércio em geral, proíbe até 30 de abril a realização de festas, dentre outras atividades. O período de restrição não abrange o mês de realização do evento.

O prefeito não soube informar se a prefeitura recebeu algum comunicado do governo federal orientando o município a adiar o evento, devido ao enfrentamento do coronavírus. A justificativa do gestor é que a prefeitura funciona até às 13h e o contato com ele aconteceu após esse horário.

Itens contratados

Vencerá o certame o licitante que oferecer o menor preço global para todos os itens solicitados. Dentre eles, o edital pede que a empresa vencedora forneça 750 chuteiras femininas e 750 masculinas, e sugere que a marca dos calçados seja Nike ou Adidas.

O edital pede também 750 sungas, 750 sunkinis, 1650 redes de dormir, 1650 bonés, 1650 garrafas de água, 1500 jogos de mesa, além de 15 painéis de Led P3, medindo 6m x 2m. Também está prevista a aquisição de 150 postes metálicos com 2 refletores de no mínimo 500W em cada, e 75 tendas 10×10 em lona com estrutura de ferro, dentre outras coisas.

Ministério Público

 

O GD procurou o promotor de Justiça que atua no município de Querência, Edinaldo dos Santos Coelho, para questioná-lo sobre que medidas podem ser tomadas para evitar a realização do evento, devido à pandemia, e acerca da pertinência dos itens exigidos no edital.

Edinaldo disse que tomou conhecimento do edital pela reportagem, mas garantiu que o Ministério Público deve adotar medidas para evitar a realização de eventos que promovam aglomeração durante a pandemia. Além disso, pontuou que irá instaurar procedimento para verificar o que está previsto no edital e qual a origem do recurso.

“Eu, como Promotor de Justiça, acho um absurdo a realização de um evento desse tipo durante uma pandemia, tanto pelos gastos exorbitantes como pela violação das normas sanitárias”, declarou em entrevista ao Gazeta Digital.

Os jogos

O evento tem como para valorizar e resgatar o esporte e cultura dos povos indígenas do território do Xingu, fomentando hábitos e tradições da diversidade cultural étnica.

Este ano, os participantes competirão com equipes masculinas e femininas em diversas modalidades de competições de esportes tradicionais, olímpicos e tradicionais indígenas como: luta corporal HukaHuka, arco e flecha, cabo de força, arremesso de lança, canoagem, natação, corrida de velocidade, salto em distância e o futebol adulto e infantil, modalidades de demonstrações como Tegü, Katulaya, Jawary.

Também está previsto no edital o desfile de beleza indígena adulto e infantil, onde cada aldeia apresentará um casal indígena que será avaliado a beleza física, grafismo corporal e adereços tradicionais.

No decorrer do evento haverá também uma extensa programação cultural para desenvolvimento dos indígenas e apreciação dos não indígenas, como feira de artesanatos, gastronomia típicas, pinturas corporais, danças culturais, narração de histórias, cantos nas línguas indígenas, plantio de mudas nativas e frutíferas, debates, palestras, workshops, seminários, recreação e lazer infantil, e ainda, atendimentos por meio de um mutirão social e ações de saúde com várias especialidades.

Segundo o edital, para atender toda esta demanda será montada uma ampla estrutura para acolher todo o público. Entre as novidades dessa edição está a divisão do evento em dois ambientes, um para categoria feminina e outro para o masculino.

Além disso, o edital prevê a montagem de infraestrutura para cada atividade a ser desenvolvida, a exemplo de uma arena com 20 ocas tradicionais para alojar durante 5 dias os atletas indígenas que irão se deslocar de suas aldeias de origem para a Aldeia Kalapalo, sede do evento, além de banheiros e demais estruturas e equipamentos para demanda de alimentação dos atletas.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios