Em visitas feitas a diversos municípios do Norte Araguaia na última semana, a Deputada Federal Rosa Neide (PT), comentou sobre diversos assuntos de relevância nacional, como o plano de extinção de municípios, reforma da previdência, administrativa, entre outros.
Em entrevista exclusiva concedida ao site Olhar Alerta, Rosa Neide afirmou que o intuito das visitas foi apresentar as pautas consideradas complicadas, ouvir os munícipes e levar as informações necessárias sobre todos os casos.
Ela que destinou recursos para a área da saúde de Confresa, reafirmou o compromisso que tem com a população e com o governo municipal: “nós tivemos a oportunidade neste mês de outubro de redistribuir recursos. Coloquei R$ 350 mil para a alta complexidade de saúde aqui em Confresa, liberando outros recursos para que a Prefeitura possa investir na área social, porque se a Prefeitura empenhasse esse dinheiro na alta complexidade, ela ficaria impedida de investir em outras áreas do município”.
A Deputada ainda informou que, diversos recursos empenhados para Confresa no primeiro ano de mandato de Ronio Condão (PSDB), tiveram de retornar à União, isso, pois o município estava inadimplente devido às dívidas do governo anterior. Ela parabenizou Ronio pelo trabalho que tem feito e disse que atualmente consegue enviar emendas para serem utilizadas pela cidade, visto que a administração está em dia com suas responsabilidades fiscais.
Para Rosa Neide, o país vive um momento complicado, visto que os outros países não confiam no governo brasileiro, sobre isso, a Deputada lembrou o fracasso do leilão do pré-sal.
As PECs enviadas ao Congresso, segundo ela, criam uma cortina de fumaça para que não aconteçam discussões mais sérias, como por exemplo, o plano de extinção de municípios que existem há mais de 50 anos.
Sobre a Reforma da Previdência, Rosa Neide afirmou que o texto inicial era perverso, e que após muita discussão e estudo do parlamento, alguns itens foram modificados e deixou o escrito mais ameno, mas ainda sim, difícil de ser encarado pela população. “A cada ano seguinte nós veremos dores na população. Hoje, antes mesmo da reforma, o governo colocou uma gratificação para os peritos do INSS que consigam detectar pessoas que possam ser retiradas as aposentadorias. É claro que tem erros, tem pessoas que se aposentaram sem direito, e se tem, tem realmente que cortar, mas tem cadeirante, gente doente, gente que não tem a menor condição de voltar ao trabalho e os peritos estão de lupa em cima e cortando as aposentadorias dessas pessoas”, denunciou.
A Reforma Administrativa é uma das estratégias que só prejudica as pessoas, segundo a Deputada: “parece que foi eleito o funcionário público como inimigo do país, como a educação que parece ser o problema em vez de ver a educação como solução”.
Com relação à possibilidade de uma nova constituição, Rosa Neide afirma se tratar de um grande prejuízo para a sociedade, visto o momento em que o país vive. A deputada finalizou com sua opinião sobre a prisão em 2ª instância, assunto muito comentado nos últimos tempos, e, de acordo com ela, apenas se cumpriu uma cláusula da constituição de 1988.
Fonte:Olhar Alerta com redação