DestaqueMato GrossoNotícias

Facmat lança projeto para fortalecer as Associações Comerciais em todo o Estado de MT

Presidente da ACEQ Drª Alexandra Weiller participou de uma videoconferência dando apoio ao projeto

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) lançou na noite de segunda-feira (26/07/21) o Projeto Facmat Integra, com o intuito de fortalecer o associativismo voluntário em Mato Grosso, através de ações e campanhas que unifiquem as Associações Comerciais (ACEs) e a Federação. Participaram do lançamento virtual os presidentes, diretores e executivos das entidades, que somam 56 em todo o estado.

Na oportunidade, o deputado estadual Carlos Avallone e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT), César Miranda, trouxeram informações sobre os trâmites envolvendo a expansão da malha ferroviária no Estado.

“O Projeto Facmat Integra tem a intenção de ser mais um canal para unificar as proposições de políticas públicas de interesse dos empresários, além de acompanhar a atuação de cada presidente de Associação Comercial, oferecendo apoio e buscando soluções para cada cenário”, apontou o presidente da Facmat, Jonas Alves.

Segundo ele, também é uma forma de estimular as lideranças das ACEs no estado, propondo a regionalização de áreas de atuação da Federação e uma interação maior com cada cidade e região.

A presidente Alexandra Weiller, da Associação Comercial e Empresarial de Querência (Aceq), e outros presidentes de associações comerciais , apoiaram a realização do projeto .

 

Ferrovia Estadual

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT), César Miranda, falou com entusiasmo na reunião sobre o lançamento do edital para construção da primeira ferrovia do Estado de Mato Grosso.

Segundo ele, o projeto indica que os trilhos cheguem de Rondonópolis a Cuiabá e de Rondonópolis a Nova Mutum, até Lucas do Rio Verde, com prazo estipulado entre 5 a 6 anos.

O investimento previsto inicialmente é de R$ 12 milhões na construção, com geração de empregos, diretos, indiretos, temporários e os gerados pelo efeito-renda, por conta do desenvolvimento econômico que a obra vai trazer.

 

 

“Digo que a ferrovia é um projeto audacioso lançado pelo governador do Estado de Mato Grosso, que começou com a Assembleia Legislativa, permitindo que nós pudéssemos autorizar a construção de uma ferrovia estadual”, contou o secretário. Ele explicou ainda que 27 municípios serão contemplados com os trilhos, que irá permitir ainda a redução nos preços de produtos vindos da região Sul do país.

“Com a ferrovia, a intenção é que se diminuam os custos com fretes. Também vamos incrementar o comércio, ou seja, todos que querem ver o crescimento do Estado ganham com a ferrovia. Estamos muito animados com esse gesto de ousadia do governo estadual e estamos fazendo história”, ressaltou César Miranda.

De acordo com o deputado estadual Carlos Avallone, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) teve papel fundamental para que o edital de chamamento público fosse lançado para a construção da ferrovia.

“Graças à aprovação pelos deputados conseguimos uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) e um projeto de lei complementar que deram a sustentação legal necessária e permitiu que o governo pudesse fazer concessões ferroviárias”, esclareceu Avallone.

A viabilidade econômica, conforme o parlamentar, também é um dos fatores que permitiram a idealização da ferrovia. “Para a construção de uma ferrovia é preciso viabilidade, não basta vontade política, e temos viabilidade econômica. Cuiabá, por exemplo, é responsável por 20 milhões de toneladas de produtos, isso dá condições de retorno, importante para viabilizar a ferrovia”, finalizou o parlamentar.

O presidente da Facmat, Jonas Alves, justificou as presenças do deputado e do secretário durante o lançamento do Facmat Integra, para que o grupo acompanhe e discuta o projeto da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso, que instiga o desenvolvimento econômico de várias regiões.

“Essas informações são importantes para que nós, como representantes das Associações Comerciais, nos posicionemos sobre como favorecer o desenvolvimento da nossa região. Podemos levantar bandeiras no Estado, trabalhar questões que envolvam benefícios para a sociedade e para o desenvolvimento econômico de cada comunidade”, sugeriu o presidente.

Sobre a Facmat

A Facmat representa 56 Associações Comerciais e Empresariais no Estado e mais de 18 mil empresas de todos os segmentos econômicos. Integra a CACB, sistema associativista composto por mais de 2300 Associações em todo o país, com mais de 2 milhões de empresários.

Com informações  Facmat

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios