CulturaDestaqueExteriorMato Grosso

Filme de Mato Grosso que conta história do Minhocão do Pari é selecionado para festival dos EUA

O curta-metragem “O Minhocão do Pari – A Origem da Lenda” foi selecionado no Lift-Off Global Network, realizado em Nova Iorque (Estados Unidos) ainda em janeiro. A obra que conta a história de uma das lendas mais conhecidas em Mato Grosso originou de um projeto aprovado no edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.

“Estamos animados com o potencial do curta que já foi selecionado em dois festivais no final do ano passado e começar 2022 com a notícia de uma seleção em um festival internacional de cinema mostra que estamos no caminho certo”, comemora Salles Fernandes, cineasta por trás do curta que foi lançado em agosto de 2021.

Devido a pandemia do novo coronavírus, a exibição de “Minhocão” e demais produções selecionadas será feita online. Nos próximos dias, o festival abrirá votação para o público e em seguida realizará uma segunda avaliação feita por jurados gabaritados na área do cinema.

O filme aborda uma lenda ainda desconhecida pelo Brasil e muito viva no imaginário Mato-grossense, de uma criatura gigante que perseguia pescadores e virava barcos às margens do Rio Cuiabá. Para dar veracidade à trama, a produção construiu cenários e figurinos de época, já que a história se passa no século XIX. O curta conta a história do romance entre o personagem João do Boto e Maria Pari.

Além do Lift-Off, “O Minhocão do Pari” ainda foi selecionado para o festival nacional III Quimerama – Mostra de Cinema Independente de Ficção Científica, Horror e Fantasia. O Quimera será realizado entre os dias 14 e 30 de janeiro.

 

Olhar Alerta

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios