O governador Mauro Mendes (UB) anunciou, nesta sexta-feira (31/03/23), o chamamento de 980 aprovados no concurso da Segurança Pública de Mato Grosso. O certame foi realizado em 20 de fevereiro de 2022 para o preenchimento de vagas na Polícia Militar, no Corpo de Bombeiros Militar, na Polícia Civil e na Perícia Oficial e Identificação Técnica, contando com mais de 66 mil inscritos.
O certame foi realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) envolto em problemas. No dia 19 de maio do ano passado, o juiz federal Hiram Armênio Xavier Pereira chegou a deferir a primeira suspensão de um dos editais do concurso da Segurança Pública. A decisão foi embasada na denúncia de candidatos do concurso da Polícia Civil que não tiveram acesso às gravações do TAF (exame físico). Depois, no dia 26, o juiz Raphael Casella de Almeida Carvalho, da 8º Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Mato Grosso, deferiu pedido da Defensoria Pública da União e suspendeu os prazos dos concursos da Polícia Militar e dos Bombeiros pelo mesmo motivo.
NÚMERO DE CHAMADOS
PM: 515 soldados; 30 oficiais e cinco médicos militares
Polícia Civil: 180 investigadores; 120 escrivães e 15 delegados
Corpo de Bombeiros: 100 soldados e 15 oficiais
“Esses profissionais terão um prazo para entregar os documentos para as nomeações. Haverá um treinamento e capacitação, e ao final desse processo eles integrarão nossas forças de Segurança, prestando importantes serviços. Eles vão reforçar principalmente as nossas unidades do interior de Mato Grosso, onde o déficit é maior. Na Polícia Militar, será a primeira vez na história que teremos todas as nossas unidades com o quadro mínimo completo”, relatou o governador.