DestaqueMato GrossoPolíciaPolítica

Governador sobre violência em Sorriso: “É guerra de facções, bandido matando bandido”

Cidade é apontada como a 6ª mais violenta do país pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Durante a visita da ministra Rosa Weber a Cuiabá, nessa segunda-feira (24/07/23), o governador Mauro Mendes (União) foi questionado sobre a situação de Sorriso, apontada como a 6ª cidade mais violenta do país, de acordo com o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Mendes disse que é “público e notório que o que acontece em Sorriso é uma guerra de facções”.

“É público e notório que os assassinatos que ocorrem na cidade de Sorriso, quase que a totalidade deles é entre facções, guerra de bandido matando bandido. E o poder do Estado está presente, nós já fizemos na cidade de Sorriso esse ano várias operações da Polícia Civil. Estamos prendendo, estamos cumprindo aquilo que é o papel. Agora, lamentavelmente existe algo muito maior”, disse o governador, se referindo ao crime organizado.

Sorriso teve 70,5 homicídios a cada 100 mil habitantes, perdendo apenas para Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Camaçari (todos na Bahia) e Cabo de Santo Agostinho (PE).

Mauro destacou a importância da inteligência, da estratégia e da necessidade de se rever a legislação para fazer o combate aos grupos criminosos que disputam o domínio do tráfico de drogas e armas em todo o país.

“Eu falei um pouco sobre isso aqui na presença da ministra Rosa Weber e tem que ter uma atuação mais inteligente, mais estratégica, da própria legislação do país pra ajudar a combater, senão nós vamos continuar aqui fazendo a nossa parte, investindo em policiais, investindo em segurança, investindo em presídio, investindo em ressocialização, mas os mecanismos maiores, que é a própria lei brasileira, ele precisa ser revisado pelo Congresso Nacional”, disse o governador.

Visita de Weber 

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em visita à Cuiabá nesta segunda (24), elogiou as condições das unidades penitenciárias de Cuiabá e Várzea Grande e ressaltou a dignidade humana e o direito a ressocialização como a “regra de ouro” para o sistema penitenciário.

Rosa Weber classificou como “estruturantes” as ações voltadas à ressocialização e ainda destacou as metas de eficiência na administração pública que tem sido defendidas pelo governador. “O que eu estou vendo aqui em Mato Grosso me alegra a alma”, disse.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios