DestaquePolítica

Governadores da Amazônia buscam “consenso” sobre carta a Lula, diz Mauro Mendes, do MT

 

O governador do Mato GrossoMauro Mendes (União Brasil), declarou nesta segunda-feira (14), em entrevista à CNN, que os governadores da Amazônia estão buscando um “consenso” sobre uma carta que será entregue ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na COP27, propondo uma aliança com o governo federal para a preservação da floresta.

“Com certeza, essa carta será divulgada junto com a entrega dela ao presidente [eleito]. Nós estamos, neste momento, dialogando para criar um consenso daquilo que nós vamos ao falar ao próximo presidente do nosso país”, explicou Mendes.

Segundo o chefe do Executivo mato-grossense, estão sendo discutidos na COP27 vários temas importantes, como aquecimento global e segurança alimentar.

“E nesses dois pontos importantes, o Brasil e o Mato Grosso, nós somos grandes protagonistas. Porque, o Brasil é hoje o maior exportador líquido de alimentos para o planeta. É um país que faz isso tendo grandes ativos ambientais. O meu estado, por exemplo: nós somos o maior produtor brasileiro e preservamos 62% do nosso território”, afirmou.

A carta, em suas palavras, deve ter um posicionamento de que “o Brasil precisa se fazer mais respeitado”.

As diferenças entre essas posições ficaram claras nesta segunda-feira (14) durante um encontro com as presenças, além de Mauro Mendes, dos governadores do Acre, Gladson Cameli (PP); do Pará, Helder Barbalho (MDB); do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos); e de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil).

Barbalho, que está liderando o grupo temporariamente na COP27 devido à ausência de Waldez Góes (PDT), governador do Amapá e presidente do Consórcio Amazônia Legal, foi o mais enfático na defesa de uma aliança com as políticas ambientais de Lula.

Segundo ele, o ponto fundamental do encontro com o presidente eleito será deixar claro que “os estados serão aliados do governo federal na agenda de desenvolvimento sustentável e social e que devem adotar uma pauta deve ser de comprometimento com a redução das emissões, com soluções econômicas para a Amazônia e o Brasil”.

Um dos primeiros nomes a convidar Lula para participar da COP27, o governador do Pará disse que a presença do presidente eleito coloca o país em uma posição de protagonismo.

(*Com informações de Américo Martins e Mathias Brotero, da CNN)

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios