BrasilDestaqueMato GrossoNotícias

Governo tira Correios e outras seis estatais de plano de privatização

Em fevereiro de 2021, Bolsonaro enviou à Câmara dos Deputados a proposta de fim do monopólio do serviços postais

O governo federal publicou um decreto que retira os Correios, a EBC e outras estatais de programas que visam a privatização total ou parcial.

O que aconteceu?
– Foram excluídas sete empresas do PND (Programa Nacional de Desestatização) e outras três do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União de quinta-feira (06/04/23).

Excluídas do PND:
• EBC – Empresa Brasil de Comunicação;
• ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos;
• Dataprev – Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência;
• Nuclep – Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A.;
• Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados;
• ABGF – Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A.;
• Ceitec – Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A..

 

Excluídas do PPI:
• Conab- Armazéns e dos imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento;
• PPSA – Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A.; e
• Telebras – Telecomunicações Brasileiras S.A.

Privatizações são criticadas por Lula desde eleições

 

– Lula disse que iria acabar com as privatizações no país. Durante a campanha, o petista defendeu o uso de estatais para indução do crescimento econômico por meio de investimentos.

– O presidente determinou a paralisação dos estudos de privatização de oito estatais, como a Petrobras e os Correios, em um decreto publicado no seu primeiro dia de governo.

– A privatização dos Correios foi uma das principais pautas do governo Jair Bolsonaro (PL), sob liderança do ex-ministro da Economia Paulo Guedes. Em fevereiro de 2021, Bolsonaro enviou à Câmara dos Deputados a proposta de fim do monopólio do serviços postais, que funcionaria como o primeiro passo para a privatização total da empresa.

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios