DestaqueMato GrossoPolítica

Lei cria Programa de Prevenção e Combate a Jogos Virtuais que induzem jovens à automutilação e ao suicídio

Na busca de alternativas e ações que resguardem a saúde mental de crianças e adolescentes, o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e deputado estadual Thiago Silva (MDB) teve a Lei de n.° 12.167/2023 sancionada pelo Governo de Mato Grosso, com publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), n.° 28.527, na última sexta-feira (23/06/23). A matéria cria o Programa de Prevenção e Combate a Jogos Virtuais que Induzem Crianças e Adolescentes à Automutilação e ao Suicídio.

“Nossa lei atende uma preocupação de pais e professores quando notam mudanças comportamentais de jovens após o uso de jogos virtuais que geram transtornos mentais e até ao suicídio por incentivar a automutilação, suicídios e outros riscos de vida. Determinados games da Internet lançam desafios para crianças e adolescentes, principalmente com uso de objetos que geram intoxicação devido às substâncias existentes que podem levar à morte. É preciso orientar e estar atento aos assuntos acessados por nossas crianças para não se deparar com o inesperado”, explica o parlamentar.

A proposta visa ser implementada com a cooperação da gestão estadual junto aos municípios, com a participação da sociedade civil e de instituições privadas com a finalidade de promover, controlar os fatores determinantes e condicionantes da saúde mental, prevenir a violência autoprovocada, garantir o acesso à atenção psicossocial das pessoas em sofrimento psíquico agudo ou crônico, em especial, daquelas com histórico de ideação suicida, automutilações e tentativa contra a própria vida, abordar adequadamente aos familiares e às pessoas próximas de vítimas de suicídio com a garantia à assistência psicossocial.

Thiago Silva diz que, infelizmente, jogos virtuais ganham espaço na vida de crianças e adolescentes com a propagação da violência, ódio e crueldade. “São grupos no ambiente virtual, em que pessoas trocam informações e conversam e, ainda deparam, com mutilações de integrantes que transmitem ao vivo em vídeo – cometendo a violência contra si”, detalha.

A nova Lei assinala que deverá ser divulgado com amplitude, em todos os meios de comunicação, o número de telefone de atendimento do Centro de Valorização da Vida (188). Também, a gestão pública estadual poderá celebrar parcerias com empresas provedoras de conteúdo digital, mecanismos de pesquisa da Internet, gerenciadores de mídias sociais para divulgação dos serviços de atendimento a pessoas em sofrimento psíquico.

Assessoria

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios