CuiabáDestaqueMato GrossoPolítica

Mauro confirma queda na arrecadação do ICMS no 1º bimestre e fala em “segurar o caixa”

Resultados são por causa da limitação de cobrança de ICMS pelos estados, conforme lei aprovada no ano passado

O governador Mauro Mendes (União) afirmou que as equipes técnicas do governo detectaram grave queda na arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no estado nos dois primeiros meses do ano, se comparado com o mesmo período do ano passado. Isso ascendeu uma “luz amarela” no Palácio Paiaguás.

“Nós tivemos, sim, um registro de queda na arrecadação de ICMS no mês de janeiro e fevereiro. A arrecadação do ICMS em janeiro e fevereiro, comparado com o mesmo período de 2022, é menor, então isso não é um sinal positivo. Isso é devido àquelas mudanças que tantas vezes eu critiquei no ano passado, promovida pelo governo federal e pelo congresso nacional”, explicou o governador, na manhã dessa terça-feira (28/03/23).

Em 2022, por causa do aumento no preço dos combustíveis foi criada uma lei que limitou a cobrança do imposto sobre produtos e serviços à alíquota mínima de cada estado, que varia entre 17% e 18%.

A baixa na arrecadação foi assunto de uma reunião de várias horas realizada com a equipe de governo nessa segunda-feira (27).

“Nós estamos trabalhando internamento para ajustar isso, para garantir que não haja nenhum descompasso entre receita e despesas. Mas eu acredito que é início de ano e que vamos trabalhar nesse começo com muita rigidez fiscal para garantir que nenhuma compra seja feita de produtos ou serviços sem que nós tenhamos cem por cento de certeza de que tem o dinheiro em caixa para pagar”, garantiu Mauro Mendes.

Segundo o governador, esses resultados do primeiro bimestre do ano não vão colocar em risco as metas estabelecidas pelo governo e que vai segurar o caixa do Executivo Estadual para evitar descompasso financeiro.

Por enquanto não (coloca em xeque as metas do governo), porque nós sempre trabalhamos com muita segurança. O que eu tenho feito nesse último mandato é segurar um pouco o caixa para evitar que haja algum nível de descompasso.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios