AgronegócioDestaqueMato Grosso

Milho: MT tem perspectiva de produção recorde na safrinha, diz Imea

Lavouras ainda precisam de chuvas nas próximas duas semanas para consolidar a produtividade, especialmente no oeste do estado

Com 92% das áreas plantadas dentro da janela ideal de cultivo, a perspectiva é de uma safrinha recorde de milho em Mato Grosso, com 32,45 milhões de toneladas, de acordo com o primeiro levantamento de oferta divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A projeção representa um aumento de 0,44% em relação à temporada anterior, na qual, foram colhidas 32,31 milhões de toneladas do cereal.

No principal estado produtor de milho na segunda safra, os produtores aumentaram a área de cultivo do cereal, em 5%, para 5,10 milhões de hectares, reflexo dos preços mais altos praticados no mercado doméstico, conforme boletim do instituto. Já a produtividade média das lavouras de milho está projetada em 106,1 sacas por hectare neste ciclo.

O superintendente do Imea, Daniel Latorraca, explica que a perspectiva é positiva, mas que ainda há uma dependência das condições climáticas para a consolidação de uma super safra no estado. “Ainda precisamos de algumas chuvas nas próximas duas semanas para a consolidação do potencial produtivo em algumas regiões produtoras no estado”, salienta o especialista.

Esse é o cenário registrado na região de Nova Xavantina, conforme destaca o presidente do Sindicato Rural, Endrigo Dalcin. A liderança confirma que as lavouras apresentam bom desenvolvimento na localidade e que a última chuva foi registrada na última segunda-feira, 20.

Em Campo Verde, as lavouras do cereal sofreram com veranico no início do plantio, segundo relata a engenheira agrônoma da região, Lidiane Ortiz.

“Mas agora a safrinha de milho está caminhando bem. Ainda precisamos de chuvas até a próxima semana pelo menos, para garantir a produtividade. Estamos em um ano também tranquilo em relação a pragas e doenças”, reforça Lidiane.

Já no oeste do estado, as chuvas irregulares preocupam os produtores rurais nesta safrinha. O conselheiro fiscal da Aprosoja Mato Grosso, José Guarino Fernandes, afirma que algumas regiões estão sem chuvas há mais de 20 dias e grande parte da safrinha está em fase de enchimento de grãos, uma das mais importantes da cultura.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios