
Com 92% das áreas plantadas dentro da janela ideal de cultivo, a perspectiva é de uma safrinha recorde de milho em Mato Grosso, com 32,45 milhões de toneladas, de acordo com o primeiro levantamento de oferta divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A projeção representa um aumento de 0,44% em relação à temporada anterior, na qual, foram colhidas 32,31 milhões de toneladas do cereal.
No principal estado produtor de milho na segunda safra, os produtores aumentaram a área de cultivo do cereal, em 5%, para 5,10 milhões de hectares, reflexo dos preços mais altos praticados no mercado doméstico, conforme boletim do instituto. Já a produtividade média das lavouras de milho está projetada em 106,1 sacas por hectare neste ciclo.
O superintendente do Imea, Daniel Latorraca, explica que a perspectiva é positiva, mas que ainda há uma dependência das condições climáticas para a consolidação de uma super safra no estado. “Ainda precisamos de algumas chuvas nas próximas duas semanas para a consolidação do potencial produtivo em algumas regiões produtoras no estado”, salienta o especialista.
Esse é o cenário registrado na região de Nova Xavantina, conforme destaca o presidente do Sindicato Rural, Endrigo Dalcin. A liderança confirma que as lavouras apresentam bom desenvolvimento na localidade e que a última chuva foi registrada na última segunda-feira, 20.
Em Campo Verde, as lavouras do cereal sofreram com veranico no início do plantio, segundo relata a engenheira agrônoma da região, Lidiane Ortiz.
“Mas agora a safrinha de milho está caminhando bem. Ainda precisamos de chuvas até a próxima semana pelo menos, para garantir a produtividade. Estamos em um ano também tranquilo em relação a pragas e doenças”, reforça Lidiane.
Já no oeste do estado, as chuvas irregulares preocupam os produtores rurais nesta safrinha. O conselheiro fiscal da Aprosoja Mato Grosso, José Guarino Fernandes, afirma que algumas regiões estão sem chuvas há mais de 20 dias e grande parte da safrinha está em fase de enchimento de grãos, uma das mais importantes da cultura.