DestaqueFerroviaMato Grosso

Ministro garante que irá destravar obras das BRs 158 e 242, além da Ferrogrão

Governo federal pretende investir quase R$ 1 bilhão em infraestrutura em Mato Grosso neste ano

O ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu ao senador Jayme Campos (União-MT) que o Governo Federal está trabalhando para superar os ‘desafios ambientais’ que travam as obras das BR-158 e 242 em Mato Grosso, além da Ferrogrão. Em audiência pública conjunta das comissões de Infraestrutura e Desenvolvimento Regional nesta terça-feira, 21 de março, Renan Filho afirmou que as obras de pavimentação das duas rodovias e a implantação da Ferrogrão serão viabilizadas em toda a sua totalidade.

“Eu fiquei muito feliz que está assegurada a obra de conclusão da BR-158, como também da 242. De forma que está assegurado para o Estado de Mato Grosso, para melhorar as nossas rodovias, como também para obras novas, quase R$ 900 milhões”, disse o senador.

Durante a reunião, o ministro Renan Filho destacou que os projetos de infraestrutura em Mato Grosso são fundamentais para o Brasil. Apontou ainda que, no caso das rodovias, são trechos relativamente pequenos, mas que impactam diretamente no escoamento da produção de grãos.

O ministro lembrou ainda que sua Pasta liberou recentemente R$ 370 milhões para recuperação das BRs 158 e 242, atendendo uma indicação feita pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Conforme apresentado na reunião, o Ministério dos Transportes deverá aplicar cerca de R$ 1 bilhão em Mato Grosso este ano, com R$ 502 milhões destinados à manutenção das estradas e R$ 493 milhões para obras de construção e adequação viária.

“Com isso, nós estaremos melhorando não só as rodovias que estão pavimentadas, mas, sobretudo, investimentos novos para melhorar a nossa infraestrutura”, avaliou o senador.

Campos ressaltou que Mato Grosso é o terceiro maior produtor de grãos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Brasil, o que aumenta a necessidade de investimentos em infraestrutura, para garantir o escoamento da safra.

“Nós temos que destravar o Brasil, fazer com que este país volte a ter seus investimentos. Falar em estrada é falar em desenvolvimento”, frisou.

QUESTÃO INDÍGENA

A BR-158, em seu traçado original, passava pela TI Marãiwatsédé, dos Xavantes, criada posteriormente à implantação da estrada. Em 2019, o Ministério Público Federal pediu à Justiça a suspensão do uso da via e requereu que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) se abstivesse de emitir licença ambiental quanto ao trajeto. Diante disso, o Governo decidiu por um contorno de 190 Km para que a pista não passasse pela reserva. A previsão era de que as obras fossem iniciadas em 2022, mas o projeto não avançou.

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios