BrasilDestaqueLutoNotíciasSão Paulo

Morre o cineasta e jornalista Arnaldo Jabor aos 81 anos, em São Paulo

Ele sofreu um AVC em dezembro do ano passado e, desde então, estava internado no Hospital Sírio-Libanês

O cineasta Arnaldo Jabor morreu na madrugada desta terça-feira, 15, aos 81 anos, em São Paulo. O também cronista e jornalista estava internado no Hospital Sírio-Libanês, na região central da cidade, desde dezembro, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). A causa da morte está relacionada com complicações do AVC. Ao longo da sua carreira, Jabor desempenhou variadas funções, sendo todas relacionadas à arte. Foi técnico de som, crítico de teatro, roteirista e diretor de curtas e longas metragens. Participou da segunda fase do movimento Cinema Novo, que analisava a realidade da época tendo como inspiração o neorrealismo italiano e a nouvelle vague francesa. Seguindo esse molde, seu primeiro longa foi “Opinião Pública” (1967). Na década de 1970, para driblar a censura, ele produziu “Pindorama” seguindo caminhos metafóricos.

Jabor também foi responsável por “Toda Nudez Será Castigada” (1973), uma adaptação da peça de Nelson Rodrigues, na qual a atriz Darlene Glória viveu Geni e ganhou um Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim. “O Casamento” (1975), “Com Tudo Bem” (1978) e “Eu Te Amo” (1980), com Paulo César Pereio e Sônia Braga, são outros títulos do cineasta. Um dos principais destaques da sua carreira no cinema é “Eu Sei Que Vou te Amar” (1986), que rendeu a Fernanda Torres o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes. O longa foi um sucesso de bilheteria. Já na década de 1990, ele mudou de área e se tornou colunista no jornal O Globo. Logo ele migrou para a televisão e fez participações nos principais telejornais da Globo. No site oficial do jornalista, essa mudança de área foi relacionada ao governo da época: “Por força das circunstâncias ditadas pelo governo Fernando Collor de Mello, que sucateou a produção cinematográfica nacional, Jabor foi obrigado a procurar novos rumos e encontrou na imprensa o seu ganha-pão”. Ele também se dedicou à literatura, sendo autor dos best-sellers “Amor É prosa, Sexo É poesia” (Editora Objetiva, 2004) e “Pornopolítica” (Editora Objetiva, 2006).

*Com informações da repórter Beatriz Manfredini.

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios