DestaqueMato GrossoNotícias

MT- Nova lei garante ao consumidor pagar conta de luz minutos antes do corte

Proposta, de autoria do deputado Wilson Santos, foi aprovada, sancionada e entrará em vigor em agosto

A partir de setembro, os consumidores que tiverem débitos de água ou energia elétrica poderão quitar a dívida pelo cartão de crédito ou débito no ato do corte do fornecimento.

Isso porque uma lei de autoria do deputado Wilson Santos (PSD) obriga os funcionários das concessionárias a portarem ‘maquininha de cartão’ para que o cliente possa efetuar o pagamento imediatamente, antes ainda da suspensão dos serviços.

A opção está garantida pela lei nº 12.035/2023, sancionada na última sexta-feira (24/03/23). Com a nova norma, as empresas ficam proibidas de cortar o fornecimento do serviço sem antes oferecer aos clientes a opção de pagamento dos débitos por cartão de crédito ou débito.

Se o funcionário da concessionária estiver desprovido da máquina de cartão para recebimento dos valores devidos, a suspensão do serviço não poderá ser realizada“, explica o deputado.

Vale ressaltar que caso o consumidor não seja encontrado no cumprimento da ordem de desligamento, a suspensão do serviço continua autorizada“, completa.

Apesar de sancionada na última sexta-feira, a medida só entra em vigor 120 (cento e vinte) dias após a data de sua publicação.

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios