BrasilClima TempoDestaque

Novembro reserva até 450 mm de chuva para áreas produtoras de soja

Mapa climatológico mostra regiões onde a umidade é esperada acima e abaixo da média para o mês. Confira

O projeto Soja Brasil traz um mapa indicando onde a chuva estará acima e também abaixo da média esperada para novembro nas regiões produtoras do país. Algumas áreas contarão com grande volume de precipitações, ao passo que em outras  a umidade ficará em níveis baixos.

Na região Sul, por exemplo, o fenômeno La Niña traz tempo seco, indicando chuva de 50 mm a 100 mm abaixo do normal. Isso significa que algumas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina terão acumulados que não ultrapassarão os 30 mm em todo o mês. Apenas no oeste do Paraná é que o volume tende a ficar acima do esperado.

Já no Sudeste, o destaque vai para Minas Gerais. Por lá, estima-se que a chuva fique até 150 mm acima do esperado para novembro, que já era alto, em torno de 250 mm. Isso que o estado mineiro vai ter cerca de 400 mm em todo o mês de novembro. Tamanho nível de precipitação se explica, em parte, pelas Zonas de Convergência do Atlântico Sul (Zacas), ou seja, uma frente fria estacionária que atinge também a Bahia e provoca chuvas fortes. Na parte sul do estado de São Paulo, a umidade virá abaixo da média.

Destaques de novembro

Os três estados da região Centro-Oeste terão chuva acima da média para o mês de novembro. Mato Grosso e Goiás, por exemplo, contarão com aproximadamente 130 mm até quarta-feira, dia 10. Por outro lado, Mato Grosso do Sul não deve ter mais de 50 mm nos próximos cinco dias.

Importantes áreas produtoras de soja do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) podem ter até 200 mm de chuva acima do normal neste mês. Desta forma, no acumulado de novembro, é possível que essa região conte com impressionante volume de 450 mm.

Já no Norte, a chuva chega bem antes para Rondônia, ao contrário do que aconteceu em 2020. Apenas em Roraima é projetada umidade abaixo da média para o mês, com cerca de 30 mm a 50 mm abaixo da média climatológica para o estado.

 

Canal Rural

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios