Um dos dez criminosos mais procurados do Rio Grande do Norte, Kleber Lucas Paz de Oliveira, de 32 anos, foi preso na tarde desta quarta-feira (19/04/23), em no Paraguai em ação conjunta da Polícia Federal em Ponta Porã (MS) e da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do país vizinho. O suspeito também é apontado como um dos principais articuladores dos ataques que aterrorizaram o Rio Grande do Norte no mês passado.
De acordo com a PF, o suspeito é integrante do chamado Sindicato do Crime do Rio Grande do Norte e da organização criminosa “Novo Cangaço”, responsável por ataques a instituições financeiras e carros-fortes, sempre com uso de extrema violência e armas de grosso calibre.
O organização criminosa atua no tráfico de drogas no Nordeste e foi citado na Operação Senhor das Armas, que teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em comércio ilegal de armas de fogo de grosso calibre.
O suspeito estava sendo procurado e contava com três mandados de prisão em aberto. Kleber transitava pelo Rio Grande do Norte, Pernambuco, Acre, Mato Grosso do Sul e Pará. Além do Paraguai e Peru.
Kleber Lucas Paz de Oliveira é um dos dez criminosos mais procurados do RN. — Foto: Divulgação
No último dia 31, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, anunciou uma ajuda de 35 milhões do governo federal além de homens da Força Nacional, que ficarão no por tempo indeterminado.
‘Novo cangaço’
Ataques do “novo cangaço” tem se tornando mais frequentes em todo o país nos últimos anos, principalmente em cidades pequenas e médias. Investigações indicam que as ações são planejadas e executadas por membros de organização criminosa.