DestaqueMato GrossoPolíciaSão Félix do Araguaia

Operação conjunta desmantela esquema de extração ilegal de madeira em São Félix do Araguaia

Investigações iniciaram após a prisão de um homem flagrado transportando uma carga de madeira ilegal

A Polícia Civil, em uma ação conjunta das Delegacias de Confresa, São Félix do Araguaia e Alto Boa Vista, desmantelou um esquema de extração ilegal de madeira e possível situação de trabalho análogo à escravidão em uma madeireira clandestina, localizada na zona rural de São Félix do Araguaia. Os trabalhos contaram com apoio das equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

As diligências que resultaram na descoberta da madeireira clandestina iniciaram no dia 17 de janeiro, após a prisão em flagrante de um homem de 64 anos que estava transportando uma carga de 15 metros cúbicos de madeira ilegal. Após a prisão do suspeito, os policiais da Delegacia de Confresa iniciaram uma investigação minuciosa para identificar a origem da carga.

Durante as diligências, os investigadores descobriram que a extração ilegal era realizada na zona rural de São Félix do Araguaia por meio de uma madeireira que operava de maneira clandestina.

Com base nas informações levantadas, e buscando coibir crimes ambientais e possíveis violações de direitos trabalhistas, as equipes das delegacias de Confresa, São Félix do Araguaia e Alto Boa Vista, uniram forças à investigação contando com o apoio das equipes da Sema e Politec.

As equipes diligenciaram até local da extração ilegal, onde foi contatada não apenas a situação de crimes ambientais, como também de possível ocorrência de trabalho análogo à escravidão. No entanto, no momento da operação, nenhum suspeito foi encontrado no local, uma vez que ao perceberem a chegada dos policiais acabaram empreendendo fuga pela região de mata.

Segundo o delegado de Confresa, Victor Donizete de Oliveira Pereira, as investigações prosseguem com o objetivo de identificar todos os envolvidos no esquema criminoso. “Finalizadas as investigações, o procedimento será devidamente apresentado à justiça, assegurando que todos os responsáveis pelos crimes sejam responsabilizados conforme a legislação vigente”, disse o delegado.

A extração ilegal de madeira é uma prática que causa danos irreparáveis ao meio ambiente e é estritamente proibida. A Polícia Civil reforça o compromisso de combater atividades ilegais que ameacem a flora e a fauna da região, bem como garantir o respeito aos direitos trabalhistas. A população pode colaborar enviando denúncias de atividades suspeitas, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente e o combate à criminalidade.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios