AdoçãoDestaqueMato GrossoNotícias

Pai solteiro adota bebê em MT após 4 anos de espera: ‘Feliz e realizado’

Wellington Corrêa, de 46 anos, ganhou a guarda provisória de uma menina de 3 meses. Ele também conseguiu tirar a licença paternidade para estar mais próximo da filha nesse período.

O servidor público Wellington Corrêa, de 46 anos, conseguiu a guarda provisória de uma bebê de 3 meses, após passar quatro anos na fila de espera para adoção, em Cuiabá. A guarda de 6 meses foi concedida no 16 deste mês e, logo depois, o pai também conseguiu a licença paternidade para estar mais próximo da filha durante esse período. Até então, ele morava sozinho.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) informou que essa foi a primeira licença paternidade concedida a um servidor solteiro adotante.

A licença paternidade é um direto garantido na Constituição Federal. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) estipula que o prazo de licença ao adotante não pode ser inferior ao da licença à gestante, “à luz do princípio da dignidade da pessoa humana e da igualdade entre filhos biológicos e adotados”. Também não pode haver distinção entre mãe ou pai adotante.

Wellington contou que tudo aconteceu muito rápido, após a decisão da Justiça. Para conseguir lidar com os primeiros cuidados com a bebê, ele pediu a ajuda de amigos e familiares.

“Pedi dois dias para o juiz para poder me organizar e comprar as coisas para ela. Foi uma correria. Algumas amigas e mães me deram dicas valiosas, pois pai de primeira viagem e ainda solteiro não tem a mínima noção do que comprar”, declarou.

Bebê já está no novo lar em Cuiabá e recebe os cuidados do pai — Foto: Wellington Corrêa/Arquivo pessoal

Bebê já está no novo lar em Cuiabá e recebe os cuidados do pai — Foto: Wellington Corrêa/Arquivo pessoal

 

O servidor afirmou que as noites têm sido tranquilas, pois a bebê dorme bastante, mas os dias têm sido cheios de trabalho.

“Minha vida mudou completamente. É um cansaço prazeroso. Estou muito feliz e realizado. Toda a minha família está com a atenção voltada para a Ana. Apesar de não estarem perto, porque não moram na cidade, sempre ligam para saber como ela está”, disse.

 

O pai disse que sempre teve em mente que um dia adotaria uma criança. Foram anos de preparação e espera até conseguir encontrar Ana.

“Isso sempre foi muito formado na minha cabeça desde meus 20 anos. Na época, vi que não tinha maturidade, estrutura física e financeira para isso, mas amadurecendo a ideia e me preparando para entrar com o processo de adoção e finalmente esse tempo chegou”, contou.

 Wellington Corrêa tirou licença paternidade para estar mais próximo da filha — Foto: Wellington Corrêa/Arquivo pessoal

Wellington Corrêa tirou licença paternidade para estar mais próximo da filha — Foto: Wellington Corrêa/Arquivo pessoal

Há cerca de 5 anos, após se sentir pronto, o servidor contou que entrou no site do TJMT e fez enviou a documentação para o processo de habilitação. Depois disso, iniciou o curso de preparação por meio da Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), que ensina sobre adoção, criação, entre outras coisas necessárias para o bem estar dos pais e da criança.

“Às vezes as pessoas pensam que adoção é pegar uma criança e pronto, mas não é bem isso. Você não sabe o histórico, o tamanho, os problemas que cada uma carrega. Geralmente, o histórico de crianças colocadas para adoção não é bom, mas você precisa encarar aquilo”, pontuou.

 

Depois de todos os procedimentos, Wellington ficou habilitado na lista nacional, estadual e municipal. A partir daí, começou a ser acompanhado por uma psicóloga até receber a notícia de que havia uma bebê disponível para a adoção. Já em julho deste ano foi dado início ao processo de aproximação e, dois meses depois, saiu a guarda provisória.

“Foi uma surpresa quando soube que poderia ser pai de uma bebê. No processo de habilitação informei que queria uma criança de até 5 anos, pois desejava estar perto nesse período da infância. Mas, quando fui conhecer a Ana, senti algo que não dá para explicar. Senti que era a minha vez”, disse.

 

Bebê recebe os cuidados do pai em casa — Foto:  Wellington Corrêa/Arquivo pessoal

Bebê recebe os cuidados do pai em casa — Foto: Wellington Corrêa/Arquivo pessoal

Segundo o servidor, agora serão seis meses de convivência e, no fim desse processo, ele deverá ajuizar a ação para conseguir a guarda definitiva.

Ana já faz parte do plano de saúde do pai e está recebendo acompanhamento com pediatra.

“A adoção é prazerosa. O processo é difícil, mas o interessante é esse desafio que enfrentamos. As pessoas deveriam conhecer mais sobre, se animar mais, pois há muitas crianças precisando de apoio e há muitos lares que podem recebe-las”, ressaltou.

G1 MT

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios