DestaqueMato GrossoMeio AmbientePolícia

PF e Ibama realizam operação em terra indígena Urubu Branco no Araguaia

A Polícia Federal da Delegacia de Barra do Garças (DPF/BRG/MT), em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), deflagrou, entre os dias 13 e 15 de abril, a Operação Ajuricaba, na Terra Indígena Urubu Branco, localizada nos Municípios de Confresa, Santa Terezinha e Porto Alegra do Norte/MT e com extensão territorial de aproximadamente 168 mil hectares, delimitada ao sul pelo Rio Tapirapé.

Historicamente, a Terra Indígena Urubu Branco é conhecida por conflitos fundiários entre grupos indígenas, fazendeiros e posseiros que, em muitas ocasiões, invadem ou adquirem de maneira ilegal glebas rurais e nelas praticam diversos crimes ambientais. Em sua grande maioria, as infrações penais identificadas envolvem a extração ilegal de madeira, o desmatamento de vegetação nativa e o impedimento à regeneração natural de florestas e demais formas de vegetação.

De maneira ostensiva, viaturas da PF e do IBAMA, na busca por combater e dissuadir a prática de infrações penais e administrativas, realizaram inúmeras diligências em toda área da TI, adotando uma postura incisiva voltada a restabelecer a ordem na região. Dentre outros, os agentes públicos envolvidos na operação Ajuricaba foram responsáveis por abordar fazendeiros e trabalhadores, realizar entrevistas com populares, explorar pontos de desmatamento e identificar infratores, instruindo inquéritos policiais que tenham como objeto investigações na T.I. Urubu Branco. Ao todo, foram lavrados 3 (três) autos de infração ambiental, de caráter administrativo, pelo IBAMA.

Ressalta-se que, nos termos do art. 144, § 1º, IV, da Constituição Federal e do art. 34 do Estatuto do Índio (Lei 6.001/1973), cabe à Polícia Federal, responsável por exercer com exclusividade a Polícia Judiciária da União, atuar na busca por assegurar a proteção das terras ocupadas pelos índios e pelas comunidades indígenas, coibindo ilícitos ambientais no interior de tais áreas. Assim sendo, a PF, por meio de sua Delegacia de Polícia de Barra do Garças/MT, reforça seu compromisso constitucional e legal em sua incessante busca por combater a criminalidade na Terra Indígena Urubu Branco, bem como em todas as demais que pertencem à sua circunscrição.

Assessoria/PF

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios