Sábado, 4
Sul
O frio persiste e há condição para formação de geadas nos pontos mais altos dos três estados, em área tradicionais de serra e planalto. Os ventos aumentam um pouco de intensidade e alcançam até 600 km/h no litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas não causam agitação marítima.
O sol predomina e a tarde consegue ser um pouco mais agradável em relação ao período da manhã, por conta dos ventos que passam a soprar do quadrante norte.
Novas áreas de instabilidades começam a se aproximar do Rio Grande do Sul, mas ainda não chove. Destaque também para formação de nevoeiros ao amanhecer no leste do Paraná.
Sudeste
O dia amanhece com formação de nevoeiros no sul e leste paulista, mas o destaque é uma região de alta pressão atmosférica no oceano próximo à região. Esse sistema joga umidade do mar para o continente, levando nuvens e eventual chuva fraca, com períodos de melhoria, no norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais.
Em outras áreas, tempo firme e com frio pela manhã, podendo ter registro da manhã mais fria do ano até o momento e geadas nos pontos mais altos da Mantiqueira.
Centro-Oeste
Uma grande massa de ar seco toma conta do Brasil Central, impedindo a formação de nuvens de chuva mais uma vez.
Durante a manhã faz um friozinho, mas o sol rapidamente deixa as temperaturas da tarde mais confortáveis. Atenção aos índices de umidade relativa do ar mais baixos no período da tarde.
Nordeste
A chuva avança em direção ao interior do Ceará, mas no restante do litoral nordestino não ocorrem grandes mudanças no tempo. Isso porque os ventos que transportam umidade oceânica segue atuando e pancadas isoladas podem ocorrer durante o sábado.
Previsão de tempo seco no interior da região, desde o oeste dos estados da Bahia e de Pernambuco até o sul do Piauí e Maranhão.
Norte
O tempo segue seco de Rondônia ao Tocantins, enquanto instabilidades tropicais provocam pancadas de chuva no norte da região. Volumes mais significativos de chuva e temporais são esperados para Roraima e Amapá.
Domingo, 5
Sul
Uma nova frente fria avança rapidamente, trazendo temporais e rajadas de vento de até 60 km/h à parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sudoeste do Paraná. A chuva impede grandes declínios da temperatura.
Enquanto isso, na fronteira oeste gaúcha, apenas pancadas isoladas de chuva neste domingo.
Sudeste
Há condição para formação de nevoeiros ao amanhecer no Rio de Janeiro, mas as áreas de chuva fraca se restringem ao Espírito Santo.
A maior parte da região terá um dia seco, ensolarado, com frio pela manhã e temperaturas mais agradáveis à tarde.
Rajadas de vento de mais de 50km/h são esperadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Centro-Oeste
O frio da madrugada aumenta entre Goiás e Distrito Federal, mas de modo geral os ventos voltam a soprar do quadrante norte, deixando as tardes mais quentes do que os últimos dias. Umidade relativa do ar baixa na metade norte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Nordeste
A chuva segue ocorrendo na faixa leste e extremo norte da região.
Enquanto isso, o interior nordestino segue sem chuva e umidade relativa baixa. Em Guanambi (BA) já são 52 dias sem registro de chuva.
Norte
Os maiores volumes de chuva são esperados na região de Manaus e essa chuva pode vir acompanhada de temporais.
Ainda sem previsão de chuva em Rondônia, extremo sul do Amazonas, sul do Pará e Tocantins.
Canal Rural, com informações da Somar Meteorologia