DestaqueSaúde

Quiropraxia: o que é, para que serve e como é feita?

A quiropraxia é uma área da saúde responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas nos nervos, músculos e ossos através de um conjunto de técnicas realizadas com as mãos, que têm como objetivo melhorar a flexibilidade, reduzir a dor e recuperar as funções normais das vértebras, dos músculos e ligamentos.

As técnicas da quiropraxia são aplicadas por um profissional treinado e regulamentado, conhecido como quiropraxista, e podem ser indicadas como tratamento para correção da postura corporal, para aliviar enxaquecas e a dor nas articulações, como nas costas, no joelho ou no ombro.

Além de auxiliar na melhora da dor, a quiropraxia também promove o relaxamento e o bem-estar geral, pois as terapias manuais ajudam a diminuir a tensão muscular, muito comum em casos de estresse ou ansiedade.

Para que serve

A quiropraxia é um tratamento que pode ser feito de forma isolada ou para complementar outros tipos de tratamentos médicos. Geralmente é indicada para condições como:

  • Dor no pescoço;
  • Dor nas costas;
  • Dor nos ombros;
  • Hérnia de disco;
  • Dor na lombar;
  • Osteoartrite;
  • Enxaqueca.

O quiropraxista, faz algumas técnicas de manipulação manual que podem recuperar o movimento adequado da coluna e de outras partes do corpo, fazendo com que a dor seja aliviada.

Essas manipulações também diminuem a tensão muscular, aumentando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial, dando a sensação de relaxamento e bem-estar.

Como é feita

A quiropraxia deve ser feita por um profissional graduado na área, pois antes de iniciar as sessões é feita uma avaliação completa sobre as doenças anteriores e as queixas de saúde atuais da pessoa. Esta análise ajuda o quiropraxista a entender se a quiropraxia é a melhor indicação para o problema ou se é necessário recomendar uma consulta médica com um ortopedista ou um reumatologista, por exemplo.

Inicialmente o quiropraxista faz uma avaliação da postura, analisa as articulações e verifica a flexibilidade dos movimentos corporais. Após essa primeira avaliação, o quiropraxista indica um protocolo de tratamento, que consiste em um número de sessões definidas de acordo com o problema de saúde.

Durante a sessão o quiropraxista faz uma série de manipulações na coluna, nos músculos e nos ligamentos, estimulando as articulações. O quiropraxista também pode orientar a prática de exercícios para correção da postura e técnicas de relaxamento para se fazer em casa.

Diferenças entre quiropraxia e osteopatia

Apesar de terem técnicas similares, a quiropraxia deve ser praticada somente por pessoas graduadas em quiropraxia, que não precisam ser profissionais da saúde. Além disso, as técnicas de manipulação da quiropraxia são mais focadas nas alterações do músculo, vértebras e tendões.

Já a osteopatia também usa técnicas de manipulação, mas é uma especialização onde somente o fisioterapeuta pode praticar. A osteopatia também avalia de forma mais completa outras questões como a qualidade do sono, a saúde das artérias e o funcionamento do intestino, por exemplo.

Quem não deve fazer

A quiropraxia não é indicada para pessoas que tenham algum problema de instabilidade na medula espinhal, hérnia de disco grave, acompanhada de formigamento e perda de força, fraturas que ainda estejam em processo de recuperação, que usem medicamentos anticoagulantes, com câncer nos ossos, que tenham risco elevado de acidente vascular cerebral ou osteoporose grave.

Quando a quiropraxia é realizada por um profissional graduado e regulamentado, os riscos para a saúde são muito pequenos e os sintomas que podem acontecer após as sessões de quiropraxia são a dor, o desconforto no local das manipulações, tontura, dor de cabeça ou náusea, mas estes incômodos duram no máximo 48 horas.

Nosso horário de atendimento : Segunda à sexta-feira, das 08:00 às 11:00 / 13:00 às 18:00 hs ! 🔹Agende sua avaliação pelo nosso whatsapp 👇🏻 Whatsapp
(66)9.9663-1016 (64)9.9658-4482   https://wa.me/message/BEMZJJIWRWHKM1

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios