AgriculturaBrasilClima TempoDestaque

Semana será de chuva nas regiões produtoras e invernada a partir de sábado

No Paraná, produtores já registram perdas de produtividade na soja diante da sequência incessante de precipitações nos últimos 15 dias

segunda-feira (01/02/21) começa com mais chuva no Paraná e previsão de invernada no país no próximo fim de semana. No Estado do Sul, a situação preocupa porque há regiões com mais de 15 dias de precipitações ininterruptas, o que prejudica a condição das lavouras.

“Isso tem atrapalhado a colheita da soja, gerado grãos ardidos, perda de produtividade e até alguns casos de produtores abandonando suas áreas porque não conseguem entrar enquanto sua soja apodrece”, diz o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos.

Em todo Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a semana começa com pancadas de chuva. Segundo a Rural Clima, há uma linha de instabilidade sobre a região Central do Brasil e pequenas nuvens entre a Bahia e o Tocantins.

O boletim também informa que, a partir de terça-feira (02/02), a chuva se mantém em grande parte do país, no entanto, a frente fria se afasta para o Atlântico e, então, as precipitações retornam ao Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Já na quarta-feira (03/02), um novo sistema avança sobre o sul do país e leva muita chuva ao Rio Grande do Sul e ao sul do Paraguai até quinta-feira (04/02).

A partir da sexta-feira (05/02), começa a invernada, uma vez que há uma tendência dos corredores de umidade ficarem posicionados sobre a faixa central do Brasil. Rondônia, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, algumas áreas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraguai terão chuvas generalizadas ao longo do final de semana.

 

“Corram com a colheita essa semana, não dessequem soja para semana que vem, porque é o período mais úmido do mês de fevereiro”, alerta Santos.

 

Globo Rural

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios