A segunda-feira (01/02/21) começa com mais chuva no Paraná e previsão de invernada no país no próximo fim de semana. No Estado do Sul, a situação preocupa porque há regiões com mais de 15 dias de precipitações ininterruptas, o que prejudica a condição das lavouras.
“Isso tem atrapalhado a colheita da soja, gerado grãos ardidos, perda de produtividade e até alguns casos de produtores abandonando suas áreas porque não conseguem entrar enquanto sua soja apodrece”, diz o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos.
Em todo Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a semana começa com pancadas de chuva. Segundo a Rural Clima, há uma linha de instabilidade sobre a região Central do Brasil e pequenas nuvens entre a Bahia e o Tocantins.
O boletim também informa que, a partir de terça-feira (02/02), a chuva se mantém em grande parte do país, no entanto, a frente fria se afasta para o Atlântico e, então, as precipitações retornam ao Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Já na quarta-feira (03/02), um novo sistema avança sobre o sul do país e leva muita chuva ao Rio Grande do Sul e ao sul do Paraguai até quinta-feira (04/02).
A partir da sexta-feira (05/02), começa a invernada, uma vez que há uma tendência dos corredores de umidade ficarem posicionados sobre a faixa central do Brasil. Rondônia, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, algumas áreas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraguai terão chuvas generalizadas ao longo do final de semana.
“Corram com a colheita essa semana, não dessequem soja para semana que vem, porque é o período mais úmido do mês de fevereiro”, alerta Santos.
Globo Rural