Querência

Tosse crônica: quando o sintoma persiste e exige investigação especializada

A tosse crônica é um dos sintomas respiratórios mais incômodos, capaz de prejudicar o sono, interromper conversas e comprometer significativamente a qualidade de vida.

De acordo com o médico pneumologista Tiago A. G. Grangeia (CRM 107931 / RQE 29140), as causas mais comuns desse quadro estão relacionadas ao gotejamento pós-nasal,geralmente associado à rinite,sinusite crônica e à asma. No entanto, mesmo após o tratamento dessas condições, muitos pacientes continuam apresentando o sintoma.

“Quando a tosse persiste, é essencial uma investigação mais aprofundada. Há causas menos comuns que exigem exames específicos e um olhar clínico detalhado para serem identificadas”, explica o especialista.

Segundo o pneumologista, a tosse é considerada crônica quando dura mais de oito semanas, e não deve ser ignorada. “Ela não desaparece sozinha e pode estar relacionada a condições que precisam de atenção médica. Por isso, o acompanhamento com um profissional especializado é fundamental para evitar tratamentos incompletos e alcançar um diagnóstico preciso”, reforça Grangeia.

O médico ainda destaca a importância de procurar ajuda médica diante de uma tosse persistente ou sem explicação aparente. “Investigar corretamente é o primeiro passo para recuperar o bem-estar e respirar com saúde.”

Respire saúde. Abrace seu pulmão.

Querência News/Elisa Coelho
Com informações do Dr. Tiago A. G. Grangeia, Médico Pneumologista (CRM 107931 / RQE 29140)

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios