DestaqueInvasãoMato GrossoPolíciaSão Félix do Araguaia

Padre de São Félix do Araguaia e defensora pública são detidos em invasão de terra em Novo Mundo

O boletim de ocorrência narra que a defensora estaria estimulando a invasão à propriedade rural

A defensora pública de Mato Grosso Gabriela Beck e um padre da Pastoral da Terra, identificado como Luís Cláudio, da Prelazia de São Félix do Araguaia, foram detidos nessa segunda-feira (27/05/24)em uma ação da Patrulha Rural da Polícia Militar contra a invasão de uma fazenda na cidade de Novo Mundo (765 km de Cuiabá). O boletim de ocorrência narra que a defensora estaria estimulando a invasão à propriedade rural. A Administração Superior da Defensoria acompanha o caso.

De acordo com o registro, a PM foi acionada por volta das 10h pelo dono da Fazenda Cinco Estrelas. Uma equipe com sete viaturas e 28 policiais foi encaminhada para solucionar o problema. Chegando ao local, os militares constataram a invasão e deram ordem para o grupo deixar a propriedade, o que foi acatado pela maioria dos invasores.

Contudo, alguns deles teriam desobedecido a ordem da PM e desacatado a guarnição policial. Além disso, teria ocorrido incentivo para que os grileiros voltassem a invadir a fazenda. Uma dessas pessoas a instigar a invasão, segundo o boletim de ocorrência, seria a defensora pública Gabriela Beck.

Ela teria dito aos posseiros que era direito deles invadir a área. “Encorajou e estimulou os ocupantes a voltarem ao local das invasões, dizendo: ‘Não era para ter saído, vocês têm que retomar a invasão. É um direito seus'”, descreve o boletim.

Diante disso, Gabriela foi detida e levada, no banco de trás da viatura, para a Delegacia de Polícia Civil de Guarantã do Norte (715 km de Cuiabá) para prestar esclarecimentos. Ela já havia se identificado como defensora pública aos policiais. A Defensoria Pública foi notificada da detenção.

Durante as ações, 19 pessoas foram presas e uma espingarda calibre 20, munições deflagradas, esferas de aço e pólvora e produtos usados na recarga de armas foram apreendidos.

Outro lado

Em nota, a Comissão Pastoral da Terra disse que houve truculência policial e pediu a liberdade imediata dos invasores.

Por meio de assessoria, a Defensoria Pública enviou a seguinte nota:

A Administração Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso está apurando o que aconteceu no caso e, posteriormente, vai se posicionar.

posteriormente, vai se posicionar.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios