DestaqueMato GrossoNotíciasQuerência

Aluna de Querência conquista título estadual de Slam em Cuiabá e garante vaga no Slam BR em Brasília

Querência foi destaque no cenário estadual da poesia falada neste mês de setembro. A jovem Ester Hagata, de apenas 14 anos, estudante do 9º ano vespertino da Escola Estadual Querência, sagrou-se campeã estadual do Slam realizado em Cuiabá, garantindo vaga no Slam BR, a etapa nacional que será realizada em Brasília.

 

 

O evento foi realizado sob a organização do Slam Master Lukas Barbosa, que é professor da Oficina Ritmos e Poesias do CRAS, sob coordenação de Débora Schneider. Foram realizadas três etapas escolares:

Escola Estadual Querência: classificou um representante para a final municipal;

Escola Militar Tiradentes: selecionou uma representante;

Escola Alegria do Saber: classificou duas crianças da rede municipal;

Escola Cefique: teve uma representante convidada, do quadro de estagiárias.

Esses cinco participantes se encontraram na final municipal, realizada em praça pública, na Praça da Prefeitura, no dia 19 de setembro, consolidando o Slam Querência Amada como o primeiro Slam do Vale do Araguaia e o segundo realizado fora de Cuiabá em todo o Estado de Mato Grosso. Além disso, Querência se tornou pioneira no formato interescolar, realizando o primeiro Slam interescolar do estado de Mato Grosso, reunindo diferentes instituições de ensino em uma mesma competição.

Somando todas as escolas, o projeto atingiu direta e indiretamente mais de 2.500 crianças, jovens e adolescentes que estudam nas redes estadual e municipal, além de um número ainda não definido de professores, pais, alunos, autoridades e pessoas envolvidas. Nas redes sociais, as postagens do evento atingiram mais de 10 mil visualizações, ampliando o alcance da iniciativa.

Na ocasião, a vencedora foi Ester Hagata, que recebeu como prêmio a oportunidade de representar Querência no estadual, realizado em Cuiabá neste sábado (27/09/25).

Apoios e parcerias

Para viabilizar a participação da campeã municipal, a Secretaria de Assistência Social, por meio da primeira-dama Janice Wentz, garantiu as passagens de ida e volta de Ester e de seu pai, senhor José, além das passagens da jurada Ana Carolina, que esteve presente na final municipal.

O projeto também contou com o apoio fundamental da vereadora Beatriz Steffen e do Dr. Munir Jacob, que contribuíram com estadia e alimentação da jurada em Querência e com estadia, alimentação e translado da participante em Cuiabá.

Outro apoio essencial veio de Jéssica Silva, que buscou junto a empresas privadas a doação de brindes para premiar todos os finalistas e, ainda, tirou do próprio bolso uma quantia em dinheiro destinada à campeã. Assim, todos os cinco participantes da final municipal receberam premiações, e a campeã Ester Hagata recebeu das mãos de Jéssica Silva o prêmio em dinheiro, reforçando o reconhecimento pelo seu talento.

Conquista histórica

No estadual, realizado em Cuiabá, Ester enfrentou concorrentes de alto nível, entre eles um advogado que também atua como MC em batalhas de rima e uma artista criadora da Batalha Pulo na Bala, ambos poetas experientes. Com garra e talento, a jovem de apenas 14 anos surpreendeu o público e o júri, conquistando o título de campeã estadual em sua primeira participação.

Reconhecimento

O Slam Querência Amada teve grande envolvimento das escolas do município, diretores e professores que abriram espaço para que o projeto chegasse até os alunos. Essa união de esforços possibilitou que Querência, em sua estreia, já se destacasse em nível estadual e agora também em nível nacional.

Agora, Ester Hagata segue com um novo desafio: representar o município e o estado do Mato Grosso no Slam BR, etapa nacional em Brasília.

Fotos: Ana Carolina Melo Slam Master do Slam do Capim Xeroso e Edson Moreira

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios