Querência foi destaque no cenário estadual da poesia falada neste mês de setembro. A jovem Ester Hagata, de apenas 14 anos, estudante do 9º ano vespertino da Escola Estadual Querência, sagrou-se campeã estadual do Slam realizado em Cuiabá, garantindo vaga no Slam BR, a etapa nacional que será realizada em Brasília.
O evento foi realizado sob a organização do Slam Master Lukas Barbosa, que é professor da Oficina Ritmos e Poesias do CRAS, sob coordenação de Débora Schneider. Foram realizadas três etapas escolares:
Escola Estadual Querência: classificou um representante para a final municipal;
Escola Militar Tiradentes: selecionou uma representante;
Escola Alegria do Saber: classificou duas crianças da rede municipal;
Escola Cefique: teve uma representante convidada, do quadro de estagiárias.
Esses cinco participantes se encontraram na final municipal, realizada em praça pública, na Praça da Prefeitura, no dia 19 de setembro, consolidando o Slam Querência Amada como o primeiro Slam do Vale do Araguaia e o segundo realizado fora de Cuiabá em todo o Estado de Mato Grosso. Além disso, Querência se tornou pioneira no formato interescolar, realizando o primeiro Slam interescolar do estado de Mato Grosso, reunindo diferentes instituições de ensino em uma mesma competição.
Somando todas as escolas, o projeto atingiu direta e indiretamente mais de 2.500 crianças, jovens e adolescentes que estudam nas redes estadual e municipal, além de um número ainda não definido de professores, pais, alunos, autoridades e pessoas envolvidas. Nas redes sociais, as postagens do evento atingiram mais de 10 mil visualizações, ampliando o alcance da iniciativa.
Na ocasião, a vencedora foi Ester Hagata, que recebeu como prêmio a oportunidade de representar Querência no estadual, realizado em Cuiabá neste sábado (27/09/25).
Apoios e parcerias
Para viabilizar a participação da campeã municipal, a Secretaria de Assistência Social, por meio da primeira-dama Janice Wentz, garantiu as passagens de ida e volta de Ester e de seu pai, senhor José, além das passagens da jurada Ana Carolina, que esteve presente na final municipal.
O projeto também contou com o apoio fundamental da vereadora Beatriz Steffen e do Dr. Munir Jacob, que contribuíram com estadia e alimentação da jurada em Querência e com estadia, alimentação e translado da participante em Cuiabá.
Outro apoio essencial veio de Jéssica Silva, que buscou junto a empresas privadas a doação de brindes para premiar todos os finalistas e, ainda, tirou do próprio bolso uma quantia em dinheiro destinada à campeã. Assim, todos os cinco participantes da final municipal receberam premiações, e a campeã Ester Hagata recebeu das mãos de Jéssica Silva o prêmio em dinheiro, reforçando o reconhecimento pelo seu talento.
Conquista histórica
No estadual, realizado em Cuiabá, Ester enfrentou concorrentes de alto nível, entre eles um advogado que também atua como MC em batalhas de rima e uma artista criadora da Batalha Pulo na Bala, ambos poetas experientes. Com garra e talento, a jovem de apenas 14 anos surpreendeu o público e o júri, conquistando o título de campeã estadual em sua primeira participação.
Reconhecimento
O Slam Querência Amada teve grande envolvimento das escolas do município, diretores e professores que abriram espaço para que o projeto chegasse até os alunos. Essa união de esforços possibilitou que Querência, em sua estreia, já se destacasse em nível estadual e agora também em nível nacional.
Agora, Ester Hagata segue com um novo desafio: representar o município e o estado do Mato Grosso no Slam BR, etapa nacional em Brasília.
Fotos: Ana Carolina Melo Slam Master do Slam do Capim Xeroso e Edson Moreira