
Nesta manhã de quinta-feira (15/08/24), a equipe do site Querência News esteve no PSF do Setor Nova Querência, retirando dúvidas sobre a Hanseníase,uma doença infectocontagiosa crônica caracterizada, principalmente, por lesões na pele com alteração de sensibilidade. E por ser uma doença silenciosa, a Fisioterapeuta e Coordenadora do Centro de Reabilitação em Querência, Danyellen Olegário, orienta a população para que fique em alerta aos sintomas.
A hanseníase tem cura
O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.
Sinais e sintomas
Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade. Área de pele seca e com falta de suor. Área da pele com queda de pelos, especialmente nas sobrancelhas. Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade.
O tratamento da hanseníase é feito com antibióticos. O que varia é o tempo de tratamento. Quem tem a forma mais branda da doença deve ser tratado por 6 meses. Já para quem apresenta a forma mais avançada, o tratamento leva 12 meses.
A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.
A maioria das lesões cicatrizam sem deixar marcas, porém pode levar alguns anos para que as lesões cutâneas desapareçam completamente(1,2). O envolvimento do sistema nervoso é encontrado em todas as formas de hanseníase e pode ocorrer na ausência de lesões cutâneas.
Se você tiver algum sintoma parecido com esses citados, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de seu bairro. Veja vídeo no link ?>>>https://www.instagram.com/reel/C-s9rfcvZVd/?igsh=MTB5eW42bnFiZ2RtcQ==
Por: Querência News/ Elisa Coelho
? Elisa Coelho