A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta terça-feira (08/07), a Operação Integrada “Aconchego”, com o apoio das demais forças de segurança, da Prefeitura de Cuiabá e de voluntários. A ação tem como objetivo intensificar o enfrentamento à criminalidade na região central da capital e promover a inclusão social e a garantia de direitos para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Durante a operação, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá, com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) e pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf).
As ordens judiciais visam desarticular crimes como tráfico de drogas, receptação, roubo e furto. Aproximadamente 60 policiais civis, com o apoio de cães farejadores da Polícia Penal, cumprem mandados em pontos comerciais e residências.
Além da atuação policial, a operação também contempla ações sociais de acolhimento. No Ginásio Dom Aquino, foi montado um centro de triagem para o atendimento de pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade, com serviços básicos de saúde, alimentação, banho, testes rápidos, emissão de documentos, entre outros atendimentos.
A ação mobiliza mais de 100 profissionais, incluindo equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Politec e Polícia Penal, bem como agentes da Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias de:
-
Ordem Pública
-
Segurança Pública
-
Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência
-
Esporte e Lazer
-
Comunicação
-
Saúde
-
Mulher
A Operação Aconchego também conta com o apoio de voluntários do projeto “Anjos da Madrugada”, da Igreja Universal do Reino de Deus.