DestaqueMato GrossoNotíciasQuerência

Querência – Abastecimento de água e esgoto foi pauta durante Audiência pública na Câmara Municipal de Querência

População foi contrária a concessão patrocinada dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Na tarde desta sexta-feira, 08/11/2024, a Câmara Municipal de Querência sediou uma audiência pública para debater o abastecimento de água na cidade. A reunião contou com a presença de autoridades políticas e da população que esteve presente.

Durante o encontro, um estudo realizado diz que a cidade de Querência carece de saneamento básico, tratamento da água e esgoto, com capacitação, reservação, estrutura, melhorias e ampliação. A pesquisa apresentou um custo estimado no total de 152 milhões do esgotamento sanitário final de plano. De acordo com cálculo previsto, a empresa que vencer a licitação terá um lucro de 250 milhões, além de um contrato para os próximos 30 anos.

SOBRE O CONTRATO

Regime Jurídico: Parceria Público-Privada patrocinada; prazo da Concessão: 30 anos;

•Valor do Contrato: R$ 500.656.131,86 (soma do CAPEX + OPEX);

Remuneração do Privado: Receita Tarifária + Contraprestação pública (subsídio da Tarifa Social).

ESPECIFICIDADES DO EDITAL

Concessão Patrocinada: Não há limite para inclusão de beneficiários na tarifa Social, que será custeada pelo Poder Público;

Estrutura Tarifária: Cobrança com base exclusiva no consumo;

Agência Reguladora: Fiscalização direta por meio de Agência Reguladora, desvinculada da Prefeitura e com autonomia para avaliar os serviços, independente de ingerências políticas;

Abrangência: área urbana do Município de Querência/MT e os distritos de Coutinho União, Brasil Novo e Pingo D’Água.

Em resposta, o público presente alegou que a cidade dispõe de água com qualidade e manifestou indignação em vários momentos da audiência pública.

Sobre o assunto, a proposta foi debatida na Câmara Municipal no dia 09 de outubro de 2024, quando o poder executivo autorizou a instituição do Programa de Parceria Público-Privada, a qual o processo licitatório de n° 108/2024 segue em andamento.

Contudo, o projeto ainda pode ser derrubado na próxima sessão ordinária.

Por: Querência News/ Neryan da Hora

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios