
O Estado disponibilizará por volta de 56 equipamentos para Querência, a primeira parcela chegará cerca de 17 câmeras. Segundo o presidente do CONSEG (Conselho de Segurança Pública) Rodrigo Fenner, dentre eles, 9 câmeras já foram instaladas, esses foram obtidas por meio de recursos entre o Conselho e parceria com empresas locais, juntamente com o Ministério Público. Alguns aparelhos de videomonitoramento já foram instalados em pontos estratégicos da cidade.
Três (3) câmeras OCR (leitores ópticos de caracteres) serão instaladas nas vias públicas de Querência, o foco visa na repressão dos índices criminais, tais como tráfico de drogas, roubo e furto de veículos, dentre outros. Serão monitoradas pela Polícia Judiciária Civil do município.
A câmeras permitem monitorar e analisar imagens instantaneamente e verificar em tempo real ilegalidades diversas, tais como carros roubados, documentação irregular e placas clonadas. O sistema também permite fazer buscas por placa, marca e modelo dos veículos, e também com base em características obtidas pelos operadores, como adesivos que tenham caracteres passíveis de leitura. Ao detectar algo suspeito, as informações são reunidas após análise, aciona as forças de segurança.