Chegaram nesta quinta-feira (23/07/20), cerca de mil testes adquiridos pela prefeitura de Ribeirãozinho. A testagem poderá alcançar em média, 42% da população. Dentro do cronograma de prevenção ao Covid-19, a prefeitura também distribuirá kits de medicamentos incluindo Ivermectina.
A testagem irá acontecer em pessoas que apresentam algum sintoma ou suspeita da doença, pessoas que tiveram em contato com positivos ao vírus, aos trabalhadores da saúde e a demais setores da prefeitura.
De acordo com a secretária de saúde todos os trabalhadores da linha de frente do Covid-19, são testados periodicamente para que haja uma avaliação e controle.
O kit preparado pela prefeitura irá conter medicamentos de Profilaxia, composto de Ivermectina e vitaminas C, D e zinco. A Secretária de Saúde Municipal afirma que não existe nenhum protocolo de tratamento ao Covid-19 além de que não existem estudos conclusivos que comprovem o uso desse medicamento para o tratamento da doença, bem como não existem estudos que refutem esse uso com comprovação cientifica.
“ Todo esse trabalho de prevenção está sendo realizado na Atenção Básica para evitar que as pessoas que venham a desenvolver o sintoma de Covid, agravem o seu quadro de saúde”, salienta a secretária.
O ponto de distribuição será na Farmácia Básica municipal, localizada na Rua Dom Pedro I ao lado Hospital municipal, com horário de funcionamento das 8h às 14h.
Cronograma de distribuição
A primeira etapa de distribuição acontecerá do dia 27 ao dia 31 para pessoas acima de 60 anos, profissionais da área da saúde e portadores de doenças crônicas.
A segunda etapa irá acontecer do dia 3 ao dia 7 de agosto e os medicamentos serão distribuídos para servidores municipais e públicos, profissionais da linha de frente e pessoas em estado de vulnerabilidade, que participem de programas sociais cadastrados no CRAS.
Já a terceira etapa acontecerá do dia 10 ao dia 12 de agosto para a população em geral e aos demais que queiram realizar o tratamento preventivo.
Covid em Ribeirãozinho
De acordo com a última atualização do boletim municipal, Ribeirãozinho confirmou seis casos positivos ao coronavírus e uma pessoa em monitoramento domiciliar. A cidade também apresenta cinco recuperados e nenhum óbito pela doença.
O município ainda não conta com Unidades de Terapia Intensiva atendendo somente nas enfermarias do Hospital Municipal, que está sendo ampliado buscando melhorias no atendimento.
Semana7