
Os consumidores não prestam muita atenção, mas eles são responsáveis por problemas que podem provocar até uma grande tragédia vindo com incêndio.
É a dupla formada pela mangueira e o registro (também conhecido como válvula) usados por quem utiliza os botijões de gás de cozinha.
Um dos detalhes que o Corpo de Bombeiros aconselha, é que o consumidor preste atenção, no prazo de validade da mangueira e do registro.
Uma mangueira vencida pode apresentar problemas como o acúmulo de sujeira ou ficar ressecada, provocando o vazamento do gás no encaixe do fogão ou do botijão de gás. Por falta de espaço ou estética, alguns consumidores colocam a mangueira passando por trás do fogão, o que não deve ser feito. A temperatura do forno pode levar a mangueira a se romper. Quando isso ocorre com o fogão aceso, o vazamento do gás pode provocar um princípio de incêndio.
Geralmente, o prazo de validade da mangueira e do registro vem escrito neles. Alguns registros têm validade de até cinco anos, mas isso depende do fabricante.
É bom que o consumidor utilize a mangueira e o registro apropriados. Já soubemos de casos de pessoas que estavam usando uma mangueira comum. Colocando em risco não só o consumidor, mas a família e até o seu imóvel.
Verifique a validade da mangueira de seu botijão de gás.
Por: Querência News/ Elisa Coelho