DestaqueMato GrossoNotíciasPolíciaQuerência

QUEIMAR LIXO É CRIME, MESMO EM PROPRIEDADE PARTICULAR

A prática de queimar lixo, ainda que dentro do próprio quintal ou terreno, é considerada crime ambiental no Brasil. A Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) proíbe a queima de resíduos por liberar substâncias tóxicas na atmosfera, contribuindo para a poluição do ar e trazendo riscos diretos à saúde humana, como problemas respiratórios, alergias e outras complicações.

Além dos danos ambientais e à saúde pública, essa prática pode resultar em punições severas, incluindo multa e detenção de seis meses a um ano.

O problema vai além dos limites das residências: a legislação também proíbe queimadas em terrenos baldios, lotes urbanos e áreas rurais, independentemente do tamanho ou finalidade da queima. O fogo, mesmo que aparentemente controlado, pode se alastrar com facilidade, atingindo áreas vizinhas, matas e colocando em risco vidas, patrimônios e ecossistemas inteiros.

Quando a queima resulta em incêndio que coloca em perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outras pessoas, o caso passa a ser enquadrado também no Código Penal, com pena de reclusão de três a seis anos e multa.

Portanto, além de ser uma prática perigosa e prejudicial, queimar lixo é ilegal e passível de responsabilização penal e civil.

A orientação é clara: nunca queime lixo. Denuncie casos às autoridades competentes. A saúde da população e a preservação do meio ambiente agradecem. Tel:  (66) 3529-2775 (Secretaria de Meio Ambiente).

Querência News/Letícia Nunes

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios