DestaqueMato GrossoNASASorrisoTecnologia

Alunos e professores da Escola Militar Tiradentes de Sorriso têm palestra com Embaixador da NASA

O palestrante convidado, professor Antônio Márcio Rennó Matos, é formado em Engenheira Mecânica e de Produção pela Unifei e fundador do grupo “ConheCiência”

“Um Professor no Espaço” foi o tema da palestra virtual ministrada para alunos e professores da Escola Militar Tiradentes de Sorriso MT, nesta última  segunda-feira (10/05/21). Idealizado pela professora de Física do Ensino Médio Adriana Palú, o evento contou com a participação virtual de mais de 150 alunos do ensino médio e fundamental, além de professores e coordenadores Militares.

O palestrante convidado, professor Antônio Márcio Rennó Matos, é formado em Engenheira Mecânica e de Produção pela Unifei e fundador do grupo “ConheCiência”, projeto que lhe possibilitou usufruir do título de Embaixador na NASA. A iniciativa permite aos seus alunos, sob sua orientação e coordenação, ensinarem ciências para jovens de comunidades carente.

Nesse encontro da Escola Tiradentes, ele abordou o tema “Um professor na NASA”, contando sobre a própria experiência quando esteve a serviço da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (National Aeronautics and Space Administration), mais conhecida como NASA, nos Estados Unidos da América.

Professor de Inglês e Física na rede Objetivo/Colégio XIX de Março em Itajubá, desde 1986, entre outras unidades escolares, Rennó Matos também foi bolsista na Sellers Exoplanet Environments Collaboration – SEEC/NASA em Houston, em 2020.

Entre outras questões, o professor falou sobre as etapas cumpridas na seleção até a conquista da bolsa, enfatizando a importância dos estudantes se empenharem e acreditarem em seus sonhos. Também contou um pouco sobre a trajetória das principais pesquisas e feitos da NASA em pesquisas para viagens no espaço.

De acordo com a professora Adriana Palú, a idéia da palestra surgiu a partir da curiosidade dos alunos sobre astronomia, manifestada durante as aulas de Física. Ela lembra que em 2019 seus alunos chegaram a participara da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Com as aulas remotas durante a pandemia da Covid-19, diz Adriana, veio a oportunidade de convidar o professor Antônio Márcio, que atualmente reside no município de Itajubá(MG), para relatar suas experiências na NASA.

“Considerando que quem ensina aprende, aprende muito mais, eu acredito que a gente possa, mesmo nesse momento difícil, construir Ciência e ajudar nossos alunos a construir e solidificar os saberes. Nosso objetivo foi alcançado”, completa Adriana Palú.

Além de gostar da palestra, o estudante Kauan Macena, do 3º ano do ensino médio, disse que o professor Antônio Márcio o inspirou com sua história de vida. “É gratificante ver um professor brasileiro tendo a honra de visitar a NASA”, completa.

Na avaliação do diretor da escola, tenente-coronel PM Ilton Botelho da Costa Campos, iniciativas como essa da professora Adriana Palú não só agregam valor ao processo ensino-aprendizagem como estimulam os alunos a estudar. Com isso, enaltece habilidades e valor com disciplina, perseverança e resiliência ao apresentar bons exemplos.

 

PMMT

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios