Clima TempoDestaqueMato Grosso

ATENÇÃO: Mais frente fria vem por aí nesta semana

Sistema deve trazem chuva, vento e queda de temperatura, chegando a áreas do Sudeste e do Centro-Oeste

A partir da próxima quinta-feira (18/08/23), uma nova frente fria deve avançar sobre a região Sul, chegando a São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

A passagem da frente fria vai gerar instabilidades na atmosfera em todas essas áreas. Isso vai ocorrer devido a um cavado em médios e altos níveis, associado ao calor e à umidade proveniente da Amazônia através do jato de baixos níveis (JBN).

A mudança no tempo vai trazer chuvas para manter a boa umidade do solo. O volume esperado fica de 30 a 60 mm em toda região marcado no mapa (abaixo).

 

frente fria

 

A precipitação pode vir acompanhada de rajadas de vento acima de 70 km/h, o que pode causar acamamento das lavouras de trigo em desenvolvimento e do milho segunda safra.

Também pode haver queda de granizo, o que tem potencial para danificar lavouras de hortifrútis e citros, assim como provocar prejuízos em granjas de aves e suínos.

Não se descarta a possibilidade de queda de árvores e corte de abastecimento de energia.

Após a passagem do sistema, um ar mais frio deve predominar na região Sul, potencializando a formação de geada nas áreas de baixada do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre os dias 20 e 22 de agosto.

Esse ar polar deve chegar ao Sudeste e ao Centro-Oeste, amenizando as temperaturas, principalmente da faixa leste do Sudeste, porém sem risco para geada.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios