DestaqueMato GrossoNotíciasSaúde

Com a umidade do ar baixa em MT, doenças como conjuntivite podem se manifestar

Coceira e irritação nos olhos, que ficam inchados e avermelhados, são alguns sintomas da doença.

Com a umidade relativa do ar baixa em Mato Grosso, doenças como conjuntivite podem se manifestar. O cuidado regular com os olhos ajuda a evitar esse problema. O inverno seco no estado também pode contribuir com a transmissão de diversas outras doenças.

Coceira e irritação nos olhos, que ficam inchados e avermelhados, incomodam bastante. Esses são sintomas da conjuntivite e entre as causas estão alergias e inflamações. De acordo com a oftalmologista Maria Carolina Marquezan, ela pode ser viral ou bacteriana.

“A conjuntivite é a inflamação da mucosa conjuntival que reveste a superfície ocular e ela pode ser causada por vários fatores. As mais comuns são alergias, microrganismos como vírus e bactérias. É preciso passar álcool nas mãos, lavar com água e sabão e se você está com alguma alteração, primeiro, é tentar fazer o diagnóstico correto. Nem sempre fique em casa achando que é uma conjuntivite porque pode ser coisas mais graves que começam com um olho vermelho. Então tem que ter muito cuidado com a automedicação”, disse.

O simples hábito de piscar os olhos na frequência correta, a higienização e evitar o contato com as mãos são aliados para afastar a doença. Com o calor intenso e o tempo seco, as pessoas tendem a se aglomerar em locais fechados e climatizados. O risco é maior e o cuidado precisa ser redobrado.

Para quem já tem alguma doença ocular, a inflamação pode ser ainda mais delicada. É bom tomar cuidado porque algumas práticas populares podem não ser adequadas, segundo a oftalmologista.

“Muitas medicações caseiras, várias coisas antigas que as pessoas colocam no olho. Leite de peito é maravilhoso, mas pro bebê até 2 anos, nada mais. Então tem que ter muito cuidado. No olho, suspeita de qualquer inflamação ou infecção que você pode pingar sem prescrição do médico é colírio lubrificante e, de preferência, sem conservantes”, disse.

As Secretarias de Educação do estado e de Cuiabá orientam que, em caso de suspeita da doença, os pais ou responsáveis não devem enviar as crianças para as escolas, o que é uma forma de evitar a disseminação. Sob qualquer suspeita, os pais devem ser informados. Além da prevenção e de estar atento aos sintomas, é indispensável a avaliação de um oftalmologista.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios