DestaqueNotíciasPolícia

Itália tipifica feminicídio e prevê prisão perpétua

O governo da Itália passou a enquadrar o feminicídio como crime autônomo no Código Penal, estabelecendo pena de prisão perpétua para os condenados. A medida foi aprovada pelo Parlamento e entrou em vigor após sanção oficial,nesta última quarta-feira (17/12/25), marcando uma mudança significativa no tratamento jurídico de assassinatos de mulheres motivados por violência de gênero.

De acordo com a nova legislação, o feminicídio é caracterizado quando a morte da vítima ocorre em razão de ódio, discriminação ou dominação baseada no gênero feminino. A lei também abrange crimes cometidos para impedir o exercício de direitos e liberdades da mulher ou em contextos de rejeição a relacionamentos afetivos.

Antes da mudança, esses casos eram julgados como homicídio comum, o que permitia penas variadas. Com a tipificação específica, o Estado italiano busca endurecer o combate à violência contra a mulher e enviar um sinal de tolerância zero a crimes motivados por desigualdade de gênero.

Autoridades afirmam que a nova norma fortalece a proteção às mulheres e facilita a atuação do Judiciário e das forças de segurança, ao estabelecer critérios claros para a identificação do feminicídio. Organizações de direitos humanos consideram a medida um avanço, embora ressaltem a importância de políticas preventivas e de apoio às vítimas para reduzir os índices de violência.

A Itália se soma a outros países europeus que vêm adotando legislações mais rígidas para enfrentar crimes contra mulheres, em resposta ao aumento de casos de violência doméstica e assassinatos motivados por gênero.

Querência News/Elisa Coelho

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios